Fed: Apesar de questões comerciais, economia dos EUA segue crescendo

O Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, informou que a economia dos Estados Unidos continua crescendo de forma moderada. A informação foi divulgada no “Livro Bege” da instituição nesta quarta-feira (17).

Conforme divulgado pelo Fed, as questões comerciais vivenciadas pelos Estados Unidos nos últimos meses não prejudicaram a economia do país. O banco informou que o consumo no território norte-americano continua apresentando bons resultados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Além disso, a instituição também falou sobre o aumento do emprego. Dessa forma, segundo relatos de empresas do país, o mercado de trabalho permaneceu apertado.

“O cenário em geral foi positivo para os próximos meses, com expectativas de crescimento modesto contínuo, apesar das preocupações sobre o possível impacto negativo da incerteza relacionada ao comércio”, apontou o relatório do Fed.

Taxa de juros

Na última terça-feira (16), o presidente do Fed de Dallas, Robert Kaplan, fez declarações que apontam novamente para uma redução na taxa de juros dos EUA.

Segundo Kaplan, a redução nas taxas de juros de curto e longo prazo é o melhor argumento para afrouxar a política monetária. Na última semana, o governo norte-americano divulgou ainda que temia que, caso as taxas de juros não fossem cortadas, a economia poderia ficar estagnada.

No entanto, com os resultados apontados pelo Fed nesta quarta-feira, surgiu uma incerteza a respeito do corte de juros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Contudo, outras informações divulgadas pela instituição indicam que a redução de tarifas ainda deve ocorrer. Segundo o banco, entre 360 empresas, 28% foram afetadas de forma negativa por tarifas. Somente 5% dessas companhias relataram impacto positivo.

Além disso, a desaceleração da economia global deve influenciar para que a redução da taxa de juros ocorra.

Desaceleração do comércio global

A economista do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath, declarou nesta quarta-feira que as tensões comerciais entre os EUA e a China contribuíram para a desaceleração do comércio mundial.

Saiba mais: Disputas comerciais desaceleram comércio global

A economista-chefe do FMI acredita que as taxas que podem ser impostas também possuem um peso sobre a confiança das empresas. “Tem havido uma queda no crescimento do comércio mundial”, afirmou Gopinath.

Conforme divulgado pelo FMI, as tarifas que China e Estados Unidos estão impondo na guerra comercial podem reduzir 0,5% do crescimento econômico global no ano que vem.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião