Fed decide manter a taxa de juros inalterada entre 0% e 0,25%

O banco central dos Estados Unidos, Federal Reserve (Fed), decidiu manter a taxa de juros entre 0% e 0,25%, após reunião nesta quarta-feira (16) do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC).

A autoridade monetária norte-americana cortou a taxa de juros para esse patamar no dia 15 de março, como uma medida emergencial devido a crise gerada pela pandemia de coronavírus. No mesmo dia, o Fed tinha anunciado um pacote de estímulos (Quantitative Easing (QE)) à economia por conta do avanço da pandemia.

No início deste mês, a diretora do Federal Reserve, Lael Brainard, disse que o banco central norte-americano deveria realizar novos estímulos para ajudar na recuperação da economia e do avanço dos níveis de emprego, que foi fortemente impactado pela pandemia.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

O presidente do Fed, Jerome Powell, disse, no final do mês passado, que estava disposto a permitir que a inflação aumente um pouco mais do que o nível considerado normal. O objetivo, com isso, é apoiar o mercado de trabalho e a retomada da economia. À ocasião, Powell denominou este movimento como “atualização robusta” da política do Fed. O banco central norte-americano concordou com esta nova “política de metas de inflação média”.

A Organização para a Economia e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta quarta-feira que a sua previsão para a economia dos Estados Unidos em 2020 é de uma queda de 3,8%. O país norte-americano, assim como diversos outros países, foi fortemente afetado pela pandemia de coronavírus neste ano.

“Vamos buscar inflação acima de 2% por algum tempo para chegar à meta média”, declarou Powell após o fim da reunião do FOMC. O presidente do BC norte-americano também afirmou que nos próximos meses “irá aumentar as compras de títulos pelo menos ao ritmo atual”.

O BC, em comunicado, disse que “a atividade econômica e o mercado de trabalho se recuperaram nos últimos meses, mas se mantiveram bem abaixo dos seus níveis no começo do ano”.

O presidente do Fed salientou como o Banco Central melhorou a previsão de queda do PIB dos EUA em 2020, de uma queda de 6,5% para uma queda de 3,7%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião