Fed debate opções para fornecer mais apoio econômico aos EUA

O Federal Reserve (Fed) divulgou nesta quarta-feira (1) alguns minutos da reunião da Federal Open Market Commitee (Fomc) dos dias 9 e 10 de junho. Durante o encontro, as autoridades sinalizaram que esperam manter as taxas de juros próximas ao zero pelo menos até 2022.

“Nem pensamos em aumentar as taxas“, disse o presidente do Fed, Jerome Powell, em uma entrevista coletiva em 10 de junho após a reunião. Além disso, continuam discutindo como fornecer suporte adicional a economia estadunidense. A próxima reunião de política do Fed iniciará em 28 de julho.

Além das discussões sobre a taxa, o comitê também divulgou suas expectativas para vários pontos de dados. A previsão para Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 foi de uma contração de 6,5%, seguida por um aumento de 5% em 2021 e 3,5% no ano seguinte.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Em particular, a maioria dos participantes comentou que o Comitê deveria comunicar uma forma mais explícita de orientação para o futuro das taxa de juro e fornecer mais clareza sobre as compras de títulos do Tesouro , conforme mais informações sobre a trajetória da economia se tornam disponíveis ”, indicaram os dirigentes do Banco Central norte-americano.

O Fed indicou novos desafios para a economia dos EUA

O presidente do Fed, Jerome Powell, informou aos legisladores norte-americanos na terça-feira (30) que a reabertura da economia dos EUA ocorreu mais rápido que o previsto, porém prevê novos desafios.

Saiba mais: Presidente do Fed indica novos desafios para a economia dos EUA

Além disso, a autoridade monetária explicou que recente aumento nos gastos e nas contratações vieram mais cedo do que as autoridades do banco central esperavam. Apesar da boa notícia, Powell indicou que a retomada da atividade comercial acarreta riscos já que envolve um contato humano mais próximo.

Segundo o Fed, a principal consequência do avanço econômico é o recente aumento de infecções e hospitalizações por coronavírus (covid-19) nos estados do sul e sudoeste dos EUA.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião