Fed: encaramos crise “sem precedentes em tempos modernos”, diz Powell

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou nesta quinta-feira (21) a recuperação dos Estados Unidos e as projeções enfrentam “um nível completamente novo de incertezas”.

O chairman do Banco Central (BC) norte-americano falou, na abertura do evento “Fed Listens”, que passamos por meio de uma crise “sem precedentes em tempos modernos”.

Para Powell, a pandemia do novo coronavírus (covid-19) apresentou maiores impactos àqueles que têm menos condições de enfrentar a crise. “Embora o fardo seja generalizado, ele não é distribuído de maneira igualitária. Os que estão sofrendo o grosso do impacto são os que estão menos aptos a suportá-lo”, salientou o economista.

O diretor do Fed ainda declarou que não está claro como os consumidores se comportarão após o afrouxamento das medidas de isolamento social, impostas para conter a disseminação do novo coronavírus no país.

Veja também: Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais

No último domingo (17), o economista havia afirmado que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos poderia encolher de 20% a 30% “facilmente”, neste trimestre.

“A dor desta crise é agravada pela interrupção da vida normal, além da grande incerteza sobre o futuro”, ponderou Powell. “Todos nós temos as nossas próprias decisões para tomar, e estas decisões dependerão da confiança do público de que é seguro praticar uma gama de atividades”.

Mulheres são mais afetadas pela crise, segundo Fed

Além disso, a economista membro do Conselho dos Governadores do Federal Reserve, Lael Brainard, declarou durante o evento que a crise apresentou impacto da crise se deram de maneira desigual.

Saiba mais: Fed diz que PIB dos Estados Unidos irá encolher de 20% a 30%

“A pandemia cruelmente atingiu mais diretamente os grupos mais vulneráveis”, afirmou a economista do Fed. No mesmo sentido, Lael também destacou que “o impacto econômico prejudicou de maneira ainda mais direta trabalhadores do sexo feminino”.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião