Fed corta taxa de juros dos EUA pela terceira vez consecutiva

Após uma reunião realizada nesta quarta-feira (30) pelas autoridades do Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano decidiu cortar a taxa de juros em um quarto de ponto percentual. Dessa forma, a taxa básica passou do intervalo de 1,75% a 2% para uma banda entre 1,5% e 1,75%.

Este é o terceiro corte seguido realizado pelo Fed no ano. A decisão foi tomada por membros do comitê de política monetária do Banco Central dos EUA. A votação sobre o corte não foi unânime e dois membros do comitê foram contra a redução. São eles: Esther George e Eric Rosengren.

Na última terça-feira (29), o presidente Donald Trump pressionou o Federal Reserve por meio de uma rede social. O mandatário norte-americano afirmou que os EUA deveriam seguir o exemplo dos outros países com taxas de juros negativas.

Saiba mais: Fed anuncia flexibilização nas regras de liquidez para bancos dos EUA

“Temos potencial ilimitado, apenas retiro pelo Federal Reserve”, disse Trump no Twitter. Vale ressaltar que o presidente norte-americano também pressionou a autoridade monetária na última reunião. “Os EUA devem sempre pagar a taxa mais baixa. Sem inflação!”, disse o mandatário na época.

Em comunicado, o Fed afirmou que: “O Comitê continuará monitorando as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas, ao avaliar o caminho apropriado da faixa alvo para a taxa de fundos federais”.

As autoridades do Fed cortaram as taxas em julho e setembro, justificando os cortes por conta da insegurança econômica que cresce no país.

Fed teme desaceleração futura

Apesar da economia ter se mantido estável, (com um crescimento perto de seu potencial, consumidores gastando muito e desemprego em sua maior baixa dos últimos 50 anos) as autoridades do Fed temem uma desaceleração futura da economia norte-americana, por isso, tentam se precaver já no presente.

O Fed já havia reduzido sua taxa de juros em 0,75 p.p acumulados este ano, fazendo assim como nos anos 90, com duas mudanças entre o ciclo de negócios da época.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Por conta das mudanças nas políticas do banco central agirem com um atraso na economia, algumas autoridades do Fed indicaram que gostariam de ver como os dados recebidos se moldam antes de fazer novos ajustes.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião