Fed avaliará a reação dos bancos a possíveis cenários de crise

O Federal Reserve (Fed) anunciou nesta sexta-feira (19) que testará a capacidade das grandes instituições financeiras de suportar diversos cenários de recessão econômica. Dessa forma, a autoridade monetária será capaz de saber mais sobre as políticas de requisitos de capital, dividendos e recompra de ações que cada banco adota.

Os bancos norte-americanos terão que provar sua rigidez financeira em um teste conformado por uma recessão dupla e prolongada. Se a instituição se mostrar resiliente à situação, receberá o selo de aprovação dos reguladores em seus planos de dividendos, segundo o vice-presidente do Federal Reserve, Randal Quarles, na sexta-feira.

O Fed anunciará na próxima quinta-feira (25) se seguirá os reguladores europeus na proibição do pagamento de dividendos de grandes bancos. A decisão será baseada nos resultados de um teste de estresse anual, que define o nível mínimo de capital que os bancos precisam ter para estarem protegidos de choques econômicos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Adicionalmente, o órgão regulador informou que este ano realizarão uma “análise de sensibilidade” dos bancos sobre o impacto da pandemia. Os termos desse exercício incluem uma análise do impacto de:

  • uma recuperação em forma de “V”, onde o crescimento econômico cai acentuadamente e depois se recupera;
  • uma recuperação em forma de “U”, na qual apenas uma pequena parte da produção e do emprego perdidos é recuperada no curto prazo;
  • e um mergulho duplo em forma de “W”, com uma recuperação de curta duração seguida por uma queda acentuada na atividade no final deste ano devido a uma segunda onda de medidas de contenção;

Os resultados dessa análise de sensibilidade “informarão nossa posição geral sobre distribuições de capital e supervisão contínua dos bancos”, disse Quarles.

O Fed é resistente quanto a proibição dos dividendos

O dirigente do Banco Central norte-americano argumentou que as proibições gerais de dividendos das instituições financeiras iriam contra a abordagem prescritiva sobre pagamentos “desenvolvida ao longo de décadas” nos Estados Unidos.

Veja também: Fed não planeja aumentar taxa de juros, diz Powell

Os bancos dos EUA informaram ao Fed que eles já estão retendo capital depois de interromper voluntariamente as recompras de ações e, por isso,  planejam continuar com o pagamento de dividendos.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião