Fed deve aumentar juros e sinalizar mudança na política monetária dos EUA

Os mercados voltam seus olhos nesta quarta ao tom do Federal Reserve, banco central dos EUA, quando aumentar a taxa de juros. O aumento já é dado como certo, então são os indícios do ritmo futuro de aperto na política monetária que vão chamar mais atenção.

É possível que o anúncio de hoje, junto ao comunicado e coletiva de imprensa do chair da instituição, Jerome Powell, sinalizem o fim da política expansionista de juros usada pelo Fed para sustentar a economia norte-americana desde a recessão de 2008.

O Fed inclui a política de juros baixos para mover a economia como elemento básico em seus comunicados há alguns anos, mas declarações recentes de Donald Trump, presidente dos EUA, levam a crer que os dias dela estão contados.

Uma análise do CME Group indica que a chance do Fed subir os juros em 0,25 ponto percentual hoje, o terceiro aumento do ano, é de quase 95%.

A questão, agora, é se a prioridade do Fed será acelerar o crescimento do PIB com políticas mais agressivas ou se as preocupações com a guerra comercial com a China e outros países e uma eventual desaceleração econômica o forçarão a manter algo próximo da política atual.

O comunicado de política monetária será divulgado às 15h (horário de Brasília), e economistas apontam para a possibilidade de maior agressividade nele, na coletiva de Powell, ou nas projeções econômicas e de juros.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião