Fed aumenta pela quarta vez neste ano a taxa básica de juros

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) aumentou sua taxa básica de juros, nesta quarta-feira (19). Em contrapartida, foram reduzidas as projeções para futuros aumentos.

Desta forma, o Fed elevou a meta de sua taxa básica de juros de 2,25% para 2,50%. Com isso, foi registrado o quarto aumento neste ano e o nono desde a normalização das taxas em dezembro de 2015.

De acordo com o comunicado, “o comitê julga que alguns aumentos graduais adicionais na faixa alvo para a taxa de fundo federais serão consistentes com a expansão sustentada da atividade econômica, condições de mercado de trabalho fortes e inflação próxima do objetivo simétrico de 2% do comitê no médio prazo”.

Saiba mais: Trump alerta FED para que não cometa “outro erro”

As alterações encontradas no comunicado, em relação ao de novembro, são referentes ao Federal Reserve confirmar que os aumentos das taxas são apropriados, enquanto no mês anterior o comunicado dizia que “esperava ser apropriado”.

Além disso, o termo “alguns” foi colocado para descrever a trajetória das próximas movimentações das taxas.

Os dirigentes do Fed reduziram suas projeções de três para duas novas altas das taxas em 2019. Entretanto, isso não foi o suficiente para agradar os investidores.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião