Fed analisará solidez de grandes bancos em nova rodada de stress test

O Federal Reserve (Fed) comunicou nesta quinta-feira (17) que analisará a capacidade de grandes bancos resistir a dois cenários de recessão por conta do coronavírus como parte de uma segunda rodada de stress test neste ano.

Ao contrário do teste tocado mais cedo em 2020, o banco central dos Estados Unidos irá comunicar os resultados individuais de cada instituição financeira, em vez de divulgar os números agregados do grupo. Dessa forma, o Fed trará aos investidores e ao público em geral uma noção melhor da saúde de cada um dos 33 credores no que concerne a empréstimos durante uma recessão.

Os stress tests, projetados para avaliar a solidez do sistema bancário nacional, foram ampliados neste ano para estudar os impactos econômicos da pandemia. Em julho, a autoridade monetária norte-americana julgou que os bancos dos Estados Unidos eram fortes o suficiente para atravessar a crise, com base em uma série de cenários econômicos hipotéticos.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

“Os stress tests do Fed no início deste ano mostraram a força dos grandes bancos em vários cenários diferentes”, afirmou Randal Quarles, o homem de referência do banco central estadunidense para regulamentação, em um comunicado. “Embora a economia tenha melhorado materialmente no último trimestre, a incerteza ao longo dos próximos trimestres permanece excepcionalmente alta e esses dois testes adicionais fornecerão mais informações sobre a resiliência dos grandes bancos.”

Fed exige planos de capital para refletir sobre incertezas

Em vista dos sinais de incerteza diante da indústria e a economia, o BC exigiu aos bancos um plano de capital atualizado para deliberar sobre as atuais tensões.

A autoridade monetária salientou que os dois cenários para os testes não eram previsões e seriam significativamente mais rígidos do que a maioria das projeções para o futuro da economia dos Estados Unidos. O Fed ainda comunicou que divulgaria os resultados da última rodada ao final deste ano.

O banco central impôs, em junho, novas restrições aos bancos no que se trata do pagamento de dividendos e barrou as empresas de realizar recompras de ações no terceiro trimestre.

No comunicado desta quinta-feira, o Fed informou que comunicaria ao final deste mês de setembro se estenderia essas medidas para o quarto trimestre.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião