Fed analisa nova estratégia para manter taxa de juros baixa nos EUA

O Federal Reserve (Fed) analisa novas estratégias para conseguir manter a taxa de juros norte-americana próxima ao zero, como ocorre atualmente. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (29) pelo jornal “The Wall Street Journal”.

Atualmente, o Fed está considerando uma nova ferramenta para sua política monetária expansionista, que possa ajudar a manter as taxas de juros baixas em meio à pandemia do coronavírus (covid-19). Para entender mais sobre sua nova estratégia, e seus resultados, o banco central dos EUA se baseará nas medidas tomadas pela Austrália.

O Fed está de olho na experiência da Austrália com os chamados “yield caps” (ou limites de rendimento, em português), nos quais um banco central compra títulos de dívida pública para impedir que seus rendimentos subam acima de um determinado nível. Isso ajuda a manter as taxas de juros do setor privado, que são influenciadas pelos rendimentos da dívida do governo.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Desde março, o Banco Central da Austrália estabeleceu uma meta de 0,25% para o rendimento dos títulos do governo com maturidade de três anos. O rendimento caiu para esse nível poucos dias após o anúncio da autoridade monetária e se estabilizou próximo a esse ponto.

O Fed analisa os efeitos da política adotada pela Austrália

Segundo economistas entrevistas pelo jornal norte-americano, há muitos pontos positivos na medida adotada:

  • Para começar, o Banco Central da Austrália fixou o rendimento de três anos sem precisar expandir massivamente seu balanço, ou seja, a instituição comprou rapidamente US$ 35 bilhões em títulos para consolidar a política, porém não fez nenhum aporte significativo em maio;
  • O limite de rendimento também ajuda a reforçar as perspectivas do Banco Central da Austrália para taxas futuras e a economia.

Veja também: Fed compra títulos de Walmart e outras empresas para suporte à liquidez

O Fed se interessa pela forma como o Banco Central da Austrália foi capaz de anunciar um compromisso verbal para o limite no rendimento dos títulos do governo. Tais medidas devem impedir os investidores de antecipar aumentos nas taxas da instituição monetária e um aumento nas taxas de juros estabelecidas pelos mercados.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião