Fed alerta sobre risco para economia e adota média de inflação de 2%

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, anunciou uma nova estratégia de recuperação da economia, impondo uma meta de inflação média de 2% nos EUA. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (27).

O Fed buscará alcançar inflação de 2% em média ao longo do tempo, compensando os períodos que não a atingirem com inflação mais elevada “por algum tempo”.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

Powell também citou os níveis de emprego nos Estados Unidos e a situação econômica, assegurando que o  emprego não deve ficar aquém da meta “ampla e inclusiva” de emprego máximo.

O economista afirmou que muitos trabalhadores que perderam seus empregos durante a pandemia nos setores mais afetados, como o de viagens e o de restaurantes, terão dificuldades para encontrar novas vagas nos EUA. Ele alertou, também, que uma recuperação mais completa dos empregos perdidos durante esta crise pode durar anos.

O presidente do Banco central afirmou que os cidadãos desempregados precisarão do auxílio do governo americano para se restabelecerem. “Há uma parte em particular da economia que envolve reunir as pessoas e alimentá-las, levá-las para viajar no país, fazê-las dormir em hotéis, entretê-las”, afirmou Powell em um evento anual econômico do Fed, que foi feito remotamente.

De acordo com o chairman do Fed, “essa parte da economia encontrará bastante dificuldade para se recuperar”. “São milhões de pessoas que acharão difícil encontrar trabalho. Precisamos ficar ao lado dessas pessoas… Estamos vendo um longo período de provavelmente alguns anos, no mínimo”, disse Powell. Mesmo assim, o presidente do Fed não deixou de citar a “grande força na economia” do EUA.

Saiba Mais: Fed: Recuperação do emprego nos EUA levará alguns anos, diz Powell

“Nosso comunicado revisado reflete nosso reconhecimento dos benefícios de um mercado de trabalho forte, particularmente para muitas comunidades de baixa e moderada renda, e que um mercado de trabalho robusto pode ser sustentado sem causar um aumento indesejado na inflação”, disse o presidente do Fed, em discurso explicando as mudanças.

Após o evento dessa semana e a reunião de política monetária ocorrida em setembro, as autoridades do Fed não se reunirão novamente até o dia seguinte à eleição.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião