Facebook, Whatsapp e Instagram voltam ao normal após instabilidade

Após apresentarem instabilidade durante a última quarta (13), Facebook, Instagram e Whatsapp voltaram à normalidade nesta quinta (14).

Brasil, Estados Unidos, França, Reino Unido e Alemanha estavam entre os países mais afetados pela instabilidade das plataformas, que pertencem todas ao Facebook.

Saiba mais: Zuckerberg anuncia integração entre Whatsapp e Facebook Messenger

A lentidão e os erros registrados nas redes começaram a partir das 12h da quarta-feira, segundo o site Down Detector, que faz acompanhamento em tempo real de problemas e interrupções de serviços online.

No Facebook, não era possível publicar novos conteúdos ou postar comentários em geral. As mensagens “Seu comentário não pode ser adicionado neste momento. Tente novamente mais tarde” e “Estamos trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível” foram recebidas por muitos usuários.

Saiba mais: MP vai investigar integração de Whatsapp, Facebook e Instagram

No Whatsapp, o envio de imagens e áudios, principalmente, apresentaram demora e muitos dos conteúdos só foram finalizar seu carregamento durante a madrugada. Fotos e Stories do Instagram, além de comentários, não puderam ser feitos. Houve relatos também de que as mensagens diretas, os Directs, estavam indisponíveis. Usuários receberam mensagens como “Erro de rede desconhecido” e “Ops. Ocorreu um erro”.

A instabilidade acontece dias após o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, dizer que a empresa trabalha numa integração entre todas essas plataformas. Segundo ele, a companhia vai se concentrar na privacidade de dados de seus usuários.

Saiba mais: Facebook gasta 50% mais em 2018; foco foi infraestrutura e segurança

“As pessoas querem cada vez mais se conectar privadamente no equivalente digital a uma sala de estar. Pensando no futuro da internet, eu acredito que uma plataforma de comunicação focada na privacidade se tornará ainda mais importante do que as plataformas abertas que temos hoje. A privacidade dá às pessoas a liberdade para serem elas mesmas e se conectarem mais naturalmente, é por isso que nós construímos redes sociais”, escreveu Zuckerberg, numa carta aberta na própria rede.

Segundo o CEO da rede social, em alguns anos, as futuras versões do Messenger e do Whatsapp vão se tornar o principal meio de comunicação no Facebook. “Nós estamos focados em tornar ambos os aplicativos mais rápidos, simples, privados e seguros, incluindo com uma criptografia end-to-end. Planejamos adicionar mais meios para se interagir privadamente com seus amigos, grupos e negócios”.

O Ministério Público do Distrito Federal abriu na última segunda (11) investigação para acompanhar esse processo de integração das plataformas.

Mesmo que a intenção do Facebook seja permitir aos usuários de uma plataforma conseguir conversar com contatos em outra rede, a possibilidade de obtenção de dados e manipulação de um maior volume de informações acendeu o alerta nos críticos à operação. O Ministério Público pretende mirar nesse aspecto, entendendo o que ele representa para as informações dos usuários que trafegarem por essas plataformas.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião