Problema de segurança afeta 50 milhões de usuários do Facebook

A sua conta foi “deslogada” automaticamente do Facebook hoje de manhã? Então saiba que a rede social informou que 50 milhões de contas foram afetadas da terça-feira por um problema de segurança.

“Estamos levando isso incrivelmente a sério e quisemos avisar a todos o que ocorreu e as ações imediatas que tomamos para proteger a segurança das pessoas”, disse a empresa em comunicado.

A investigação que ainda estão no inicio já conseguiram identificar que houve ataques no código de acesso ao recurso “Ver como”. Esta ferramenta serve, dentro da plataforma, para o usuário saber qual a maneira que pessoas que não são suas amigas no Facebook, enxergam seu perfil.

Os hacker conseguiram, através do código roubado, ter acesso aos tokens, isto é, a ferramenta que desfaz a necessidade de toda vez que um usuário precisar entrar na sua conta colocar o seu e-mail e senha.

A ferramenta que estava vulnerável a novos ataques já foi corrigida pela equipe técnica do Facebook. No comunicado, a rede social também disse que mais de 50 milhões de contas foram afetas pelos ataques e que outras 40 milhões de contas foram resetadas por precaução, ou seja, foram “deslogadas”.

Desta forma, mais de 90 milhões de usuários do Facebook terão que refazer o seu login e senha para poder continuar utilizando a rede. A empresa afirma que todas as pessoas que sofreram os danos irão ser informadas via e-mail.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião