Facebook oferece dinheiro a influenciadores para saírem do TikTok

O Facebook (NASDAQ: FB) ofereceu incentivos financeiros aos usuários com milhões de seguidores no TikTok para convencê-los a usar o seu novo aplicativo concorrente, o Instagram Reels. A atitude da empresa demonstra uma escalada em um confronto de alto risco entre os dois gigantes das mídias sociais. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (28) pelo jornal “The Wall Street Journal”.

O Instagram, do Facebook, fez ofertas atrativas a alguns dos criadores mais populares do TikTok para usar o seu novo serviço, Reels, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. Os pagamentos para alguns dos influenciadores estariam nas centenas de milhares de dólares, disseram algumas pessoas.

Muitos usuários ativos do TikTok, conhecidos como criadores, atingiram grandes números de seguidores na plataforma. Dessa forma, diversas empresas tentaram alcançar esses grandes públicos pagando aos criadores populares para usarem músicas específicas, roupas de marca e promoverem produtos diretamente em seus vídeos.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

O Instagram “abordou uma gama diversificada de criadores sobre o Reels em vários países onde está sendo testado atualmente”, disse a porta-voz da empresa, Sarissa Thrower. “Continuamos comprometidos em investir em nossos criadores e na experiência deles”.

Para combater a medida do Instagram, o TikTok anunciou na última quinta-feira (23) um fundo de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) que ajudará os criadores da plataforma a “obter ganhos adicionais como recompensa pelo cuidado e pela dedicação na conexão criativa com um público inspirado em suas ideias”.

Facebook lançou o Reels para competir com o TikTok

O Facebook havia anunciado em julho o lançamento de um aplicativo para concorrer com o TikTok, chamado Instagram Reels e disponível nos Estados Unidos e em mais de 50 outros países.

O lançamento global, que está em andamento há mais de um ano, acontece enquanto o TikTok enfrenta um escrutínio de Washington sobre o uso e privacidade de dados dos usuários. Isso ocorre em meio a fortes tensões políticas entre os Estados Unidos e a China.

Saiba mais: Disney corta gastos com anúncios no Facebook em campanha de boicote

Como o TikTok, o novo aplicativo do Facebook permite que os usuários gravem e compartilhem vídeos de 15 segundos, baseando-se em um vasto catálogo de músicas. Assim como o aplicativo chinês, os usuários também podem utilizar e editar áudio de vídeos de outras pessoas.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião