Criptomoeda do Facebook poderá apresentar riscos para finanças mundiais

O Conselho de Estabilidade Financeira (FSB sigla inglês) dos Estados Unidos e a Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido anunciaram que o Facebook precisará passar por um processo minucioso de análise para a liberação da moeda virtual. O anúncio foi feito na última terça-feira (25), e os órgãos regulatórios apontaram riscos para finanças mundias.

“Ainda que os criptoativos no momento não representem risco para a estabilidade financeira mundial podem surgir brechas nos casos em que não estejam sujeitos às autoridades regulatórias, ou nos casos em que não existam padrões internacionais”, disse o presidente do FSB em relação a Libra, criptomoeda do Facebook, Randal Quantes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Libra

Ademais, o presidente do FCA, Andrew Bailey, afirmou que está estudando a Libra juntamente com o Tesouro Britânico e o Banco da Inglaterra. “Teremos de nos engajar no plano nacional e internacional, com o Facebook e essa outra organização [Libra]. Eles não vão conseguir autorização sem esforço”, disse Bailey.

Saiba Mais: Facebook anuncia nome de sua nova criptomoeda, a Libra

Para o presidente do FSB é necessário uma análise rigorosa sobre a nova moeda virtual. “Um uso mais amplo de novos tipo de criptoativos para fins de pagamento no varejo deve ser esquadrinhado de mais perto pelas autoridades, para garantir que estejam sujeitos a padrões elevados de regulamentação”, disse Quantes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Força-tarefa

O FSB e FCA se uniram ao Banco da Inglaterra e ao Grupo dos Sete, das sete maiores economias do mundo (G7). Esses órgãos reguladores afirmaram que o Facebook precisará passar por uma regulamentação internacional que também é aplicada aos bancos.

Após bancos europeus exigirem que a Libra fosse supervisionada, na França, a última sexta-feira (21), anunciou a força-tarefa de criptomoedas. De acordo com o país, a força-tarefa do G7 estudará como os bancos centrais garantirão que criptomoedas sejam regidas por leis que vão desde a lavagem de dinheiro até regras de proteção ao consumidor.

Saiba Mais: Bancos Centrais estudam plano do Facebook de criação de moeda digital

“Nos próximos meses, será examinado os requisito de combate à lavagem de dinheiro, mas também os de proteção ao consumidor e resiliência operacional e quaisquer questões relacionadas à transmissão da política monetária”, disse o presidente do Banco Central da França.

O Facebook anunciou o nome de sua moeda digital, na última terça-feira (18). A criptomoeda chamada Libra tem como objetivo competir com bancos e reduzir custos de consumidores.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião