Balanços da semana

Facebook anuncia nome de sua nova criptomoeda, a Libra

O Facebook anunciou o nome de sua moeda digital, nesta terça-feira (18). A criptomoeda chamada Libra tem como objetivo competir com bancos e reduzir custos de consumidores. A moeda digital permitirá que seus bilhões de usuários façam transações financeiras em todo o mundo.

Ao todo, o Facebook possui mais de 2.4 bilhões de usuários. O intuito da Libra é conectar os usuários que não tem acesso a plataformas bancárias tradicionais. “Isso não tem a intenção de se substituir pelos grandes bancos centrais”, disse o vice-presidente do Facebook, Kevin Weel. Além disso, analistas estão sugerindo que a nova criptomeda seja uma fonte de renda para a rede social.

A plataforma de transições com a moeda digital estará disponível a partir de 2020. Conforme o comunicado, a plataforma será semelhante aos aplicativos WhatsApp e Facebook Messenger, o que permitirá aos usuários facilidade nas operações. Além disso, os clientes poderão enviar dinheiro uns para os outros e potencialmente pagar por bens e serviços usando a moeda digital ao invés de sua moeda local.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

No radar dos reguladores financeiros

No entanto, a nova moeda segue no radar dos reguladores financeiros e defensores da privacidade, visto que o Facebook está enfrentando uma multa de U$ 5 bilhões da Comissão Federal dos Estados Unidos (FTC). A Comissão abriu uma investigação após às revelações da Cambridge Analytica.

As autoridades britânicas e as norte-americanas expressaram suas preocupações com a entrada da rede social no mercado financeiro. Em maio deste ano, o Senado dos EUA escreveu ao fundador do Facebook, Marck Zuckerberg, pedindo que respondesse perguntas sobre questões de privacidade e regulamentação financeira.

Saiba Mais: Facebook se junta a grandes empresas para criar nova criptomoeda

“É importante entender como grandes plataformas sociais disponibilizam dados que podem ser usados de maneiras que têm grandes implicações na vida financeira dos consumidores. Também é importante entender como grandes plataformas sociais usam dados financeiros para criar perfis e segmentar consumidores”, diz a carta.

Em maio deste ano, Zuckerberg reuniu-se com a governadora do Banco da Inglaterra, Mark Carney, e com o do Tesouro dos EUA para explicar o sistema de pagamentos e o possível regulamento dele. O Facebook afirma que não tentará contornar a regulamentação existente, mas sim “inovar”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Libra

Conforme o documento divulgado pela rede social, a Libra funcionará com o objetivo de promover mais acesso a “serviços financeiros melhores, mais baratos e abertos”.

“Com o tempo, também esperamos oferecer serviços adicionais para pessoas e empresas, como pagar contas apenas apertando um botão, comprar uma xícara e café escaneando um código, ou usar transporte público sem a necessidade de carregar dinheiro ou um cartão de transporte”, disse o Facebook no comunicado.

Saiba Mais: Facebook contrata executivo do Standard Chartered para projeto de cripto

Além disso, o texto afirma que a nova moeda digital será diferente das outras do mercado como a Bitcoin, pois estará ligada a ativos globais para evitar o nível de volatilidade comum entre as criptomoedas. Ademais, a rede social criou sua própria tecnologia de blockchain.

A rede das criptomoedas é executada e protegida por qualquer pessoa que possui acesso ao computador. No entanto, o Facebook afirma que o blockchain da Libra será executada e protegida por apenas um número especifico de pessoas, que capacitará e verifica as transações.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião