Facebook, Amazon, Apple e Google se apresentarão ao Congresso dos EUA

As gigantes em tecnologia deverão depor no comitê parlamentar da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos na próxima terça-feira (16). Amazon, Apple, Facebook e Google são as empresas que deverão se apresentar.

De acordo com o órgão antitruste do Comitê Judiciário da Câmara o Google e a Apple não responderam a um pedido de comentário. Por sua vez, a rede social, Facebook não tinha nenhum comentário imediato. O porta-voz da Amazon apenas informou que a empresa deporá no entanto não especificou o motivo.

Conforme assessores do presidente do órgão antitruste dos EUA, deputado David Cicline, a audiência questionará:

  • diretor de política econômica do Google, Adam Cohen;
  • conselheiro geral associado de regulamentação na Amazon, Nate Sutton;
  • chefe de desenvolvimento de políticas globais do Facebook, Matt Perault;
  • vice-presidente de direito corporativo da Apple, Kyle Andeer.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Democratas e Republicanos

Os parlamentares democratas e republicanos acreditam que as grandes empresas de tecnologias tem poder que excede ao controle da internet. Além disso, eles afirmam que essas companhias estão utilizando seu poder com intuito de eliminar concorrência.

No mês passado, o Comitê Judiciário anunciou que iniciou uma investigação sobre a concorrência nos mercados digitais. Dessa forma, a investigação não levará necessariamente a uma ação, mas sim poderá ajudar os políticos a determinarem se algum problema poderá ser resolvido por meio das leis existentes ou resolvido por meio de nova legislação.

O presidente Donald Trump já havia se manifestado contra essas empresas, alegando que essas tentam diminuir suas vozes online.

O jornal “The Wall Street” classificou a situação em que essas empresas se encontram como “reação contra o Vale do Silício”.

Google, Apple e Facebook

O Google está combatendo penalidades antitruste na Europa. A empresa argumenta que não atingiu ao nível de um monopólio.

Saiba Mais:Facebook cedeu dados de usuários a gigantes da tecnologia

A Apple rejeita a ideia de que o App Store seja um monopólio. Por sua vez, o Facebook deverá pagar multa de R$ 5 bilhões de dólares por ter trabalhado em conjunto com a Cambridge Analytica.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião