Receio de recessão global faz Brasil bater recorde em exportação de ouro

Os recordes nas exportações de ouro têm sido cada vez mais frequentes. Isso porque os países estão com receio de que haja uma recessão da economia global em breve. Dessa forma, as pessoas estão investindo mais no ouro, já que o metal precioso é visto como um dos bens mais seguros no mercado.

No ano passado, o Brasil exportou 95 toneladas de ouro. De acordo com estatísticas do Ministério da Economia, o avanço foi de 150% no período de uma década. Neste ano, em apenas sete meses, já foram enviadas 51 toneladas para o exterior.

O principais destinos do ouro brasileiro que saem do aeroporto de Guarulhos são:

  • Canadá
  • Reino Unido
  • Suíça
  • Índia

Os locais que mais produzem o metal precioso no Brasil são:

  • Goiás
  • Minas Gerais
  • Pará
  • Bahia

O Brasil é o 11º maior produtor de ouro do mundo, ficando atrás de China, Austrália, Russia, Estados Unidos, Canadá, Peru, Indonésia, Gana, África do Sul e México.

Garimpo

Entretanto, no Brasil há uma parcela desse metal precioso produzido que não é contabilizada em algumas pesquisas. Isso porque é feita por meio de um mercado informal antigo: o garimpo na beira de rios.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O presidente Jair Bolsonaro chegou a afirmar que “tem o garimpo no sangue”. Após isso, o mandatário disse que iria legalizar a atividade de garimpeiros na Amazônia.

Em contrapartida, órgãos de fiscalização estão mais atentos quanto o garimpo ilegal. “O Brasil deveria estimular o geólogo, e não o garimpeiro”, afirma Wilson Brumer, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

Segundo o Conselho Mundial de Ouro, a busca pelo metal preciosos está batendo recorde globalmente. Alguns dos principais motivos para isso são: as compras feitas por bancos e corretoras, aquisição dos Bancos Centrais e também o consumo de joias na Índia, uma dos maiores produtores e consumidores do metal.

Saiba mais: Ouro nas alturas: entenda as razões do pico da cotação do metal precioso

Bancos Centrais e compra de ouro

Os Bancos Centrais obtiveram 374,1 mil toneladas desse metal precioso nos primeiros seis meses deste ano. Isso significa o maior aumento das reservas de ouro do mundo desde 2000.

O motivo pelo qual os BCs adquiriram o metal em grandes números foi, principalmente, por conta da guerra comercial entre Estados Unidos e China. Dessa forma, os Bancos Centrais compraram ouro para assegurar o valor de sua moeda.

Curiosidade

O Brasil já foi o maior produtor de ouro do mundo. Isso aconteceu no século 18, quando o País ainda era uma colônia de Portugal.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião