Executivos da Embraer vão comandar a joint-venture com a Boeing

A estrutura de comando da NewCo, empresa formada da parceria entre Embraer e Boeing, será dominada por executivos da fabricante brasileira, além do presidente-executivo, John Slattery, que comandava o setor de aviação comercial da Embraer. A informação é do G1.

Ainda faltam quatro cargos da direção, que vão responder diretamente ao presidente, a serem definidos. Os nomes devem ser anunciados nos próximos meses, de acordo com documento interno da Embraer.

Saiba mais: Embraer: CEO de Aviação Comercial vai presidir joint-venture com a Boeing

B. Marc Allen, que atualmente preside a Boeing Internacional, será o presidente do conselho de administração da nova companhia. Ele também vai ser o responsável por conduzir o processo de integração na aviação comercial e por organizar a joint-venture liderada pela Embraer para o cargueiro militar KC-390. O executivo exercerá a nova função a partir do dia 22 de abril. Em seu lugar será colocado Michael Artur, que cuida da Boeing Europa.

Saiba mais: Presidente da Embraer deixará o cargo em 22 de abril

“A leitura que pode ser feita é que a Boeing confirma por meio de fatos o que tem manifestado sobre a intenção de preservar o que existe hoje, no modelo da Embraer. Ou seja, essa nova companhia será uma empresa completa, com seus projetos e produção de aeronaves”, disse André Castellini, sócio da consultoria Bain & Company e especialista no setor aeronáutico, em entrevista ao G1.

Na última segunda (18), a fabricante brasileira informou que o atual presidente da empresa, Paulo Cesar de Souza e Silva, deixará o cargo no dia 22 de abril. O sucessor será anunciado no mesmo dia, após a realização de uma assembleia geral ordinária.

Saiba mais: Além do prejuízo, Embraer perde quase 10% dos funcionários em 5 anos

Segundo informou a nota da empresa, Paulo Cesar foi convidado para ser o consultor sênior do Conselho de Administração da Companhia, com a “incumbência de facilitar a integração do novo diretor presidente, bem como assessorar o Conselho de Administração até o fechamento da operação com a Boeing“.

A Boeing vai deter 80% da NewCo, enquanto os outros 20% ficam com a Embraer, que terá poder de decisão sobre alguns temas estratégicos.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião