Balanços da semana

Europa registra uma redução mais leve no PMI durante o mês de junho

O instituto IHS Markit divulgou nesta terça-feira (23) uma redução mensal mais leve no PMI industrial da Europa, que passou de 39,4 pontos em abril para 46,9 pontos em junho. O número foi maior que o previsto pelo mercado, de 44,5 pontos.

De acordo com a pesquisa, a atividade empresarial na Europa diminuiu em um ritmo mais desacelerado em junho, à medida que as restrições para conter a pandemia do coronavírus (covid-19) foram relaxadas. Dessa forma, o mercado se torna mais otimista com os sinais de recuperação na economia da região do euro.

As empresas europeias relataram sinais mais fortes de normalização da demanda e das vendas comparado com o que era esperado nos setores de serviços e produção, à medida que as restrições ligadas à pandemia foram suspensas e o consumo retomado.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

No entanto, o índice PMI ainda está abaixo da marca dos 50 pontos, o que indica que a maioria das empresas relataram uma contração da atividade em comparação com o mês anterior. Um PMI acima de 50 representaria uma expansão quando comparado ao mês anterior, enquanto uma leitura de exatamente 50 pontos indicaria que não houve mudança nenhuma.

“A produção e a demanda ainda estão caindo, mas não estão mais em colapso”, disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da IHS Markit. “Embora o PIB do segundo trimestre ainda tenha caído a uma taxa sem precedentes, o aumento do PMI aumenta as expectativas de que o levantamento das restrições de bloqueio ajudará a encerrar a crise”.

Economistas interpretam o índice PMI

Em uma entrevista ao jornal “Financial Times”, o economista do ING, Carsten Brzeski explicou que “os números do PMI de hoje fornecem mais evidências do que aparenta ser uma recuperação em forma de V na Europa”.

Veja também: Apple é investigada na Europa por práticas anticompetitivas

Porém, Brzeski também alerta que “o aumento do desemprego, as empresas falindo, bem como os planos de reduzir ainda mais o número de funcionários e a queda da demanda, sugerem que a atual recuperação em forma de V da Europa pode perder sua força em breve”.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião