Eurofarma e Knight Therapeutics travam disputa pela Biotoscana, diz jornal

A Eurofarma e a canadense Knight Therapeutics apresentaram propostas pelo controle da Biotoscana, gerida pela Essex e a empresa de investimentos Advent. As informações foram publicadas nesta segunda-feira (7), com exclusividade, pelo site “Brazil Journal”.

Segundo fontes próximas ao assunto, a Eurofarma estaria mais perto de um acordo com a Biotoscana. O negócio deve ser fechado nas próximas semanas e a operação deve provocar uma oferta pública de aquisição (OPA) para os papéis que estão no mercado.

Depois de sua estreia na Bolsa, porém, a empresa começou a dar prejuízo e perdeu importantes licenças de medicamentos. Além disso, a Biotoscana perdeu muito por conta da desvalorização cambial na Argentina.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Com a perda de valor, a companhia começou a atrair interesse de outros grupos farmacêuticos com nome forte no mercado. Isso porque a empresa não necessita investimento em pesquisa, o que é um atrativo para o setor.

“A Biotoscana é uma empresa que tem um potencial incrível dentro de casa, com produtos e pipeline já assinados – além de um valor de plataforma gigantesco que pode set destravado ao longo do tempo”, diz uma fonte próxima a empresa.  “Esse ativo, na mão de um estratégico,vale muito dinheiro”, completou a fonte.

Veja também: GE congela plano de pensão de 20 mil funcionários para diminuir gastos

Além das atuais interessadas, a Blau e a DNA Capital também fizeram propostas pela Biotoscana. Entretanto, as propostas não agradaram o bastante.

Procurada para tratar sobre o assunto, a Eurofarma afirmou que “não comenta eventuais especulações de mercado”.

Sobre a Biotoscana

A Biotoscana é uma empresa com especialização em medicamentos de alta complexidade e possui participação em países da América do Sul, como:

  • Brasil
  • Argentina
  • Colômbia
  • Uruguai

Entretanto, a empresa é sediada em Luxemburgo, na Europa. No Brasil, a Biotoscana tem ações negociadas na B3 há dois anos. Em 2017 a empresa fez uma oferta pública inicial de ações por intermédio de BDRs patrocinadas, que consiste em recibos de ações de empresas listadas fora do país.

Cotação

Por volta das 13h50 desta segunda-feira (7), a Biotoscana operava em alta de 11,37%, sendo negociada a R$ 9,01.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião