EUA suspendem aumento de tarifas sobre produtos chineses por 90 dias

Os Estados Unidos suspenderão por 90 dias o aumento das tarifas alfandegárias sobre produtos chineses.

O presidente dos EUA, Donald Trump, concordou no último sábado (1º) em suspender o aumento de 10% para 25% os impostos americanos sobre produtos chineses.

O aumento poderia chegar a um valor de US$ 200 bilhões.

Nos três meses de suspensão serão levadas adiantes negociações com Pequim para alcançar “mudanças estruturais” em sua política econômica.

A Casa Branca anunciou a decisão após um jantar de Trump com o presidente da China, Xi Jinping. O governo chinês também confirmou o acordo.

A reunião entre os chefes de estado das duas maiores economias do mundo durou duas horas e meia.

O encontro ocorreu no final a Cúpula do G-20, em Buenos Aires.

Saiba Mais: G20: Declaração aponta necessidade de reforma da OMC

Segundo o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, se trata de um acordo “importante”.

O chanceler, que esteve presente no encontro, revelou que ambas as partes aceitaram não aplicar tarifas adicionais a partir do dia 1º de janeiro.

Para Wang, este acordo marca a direção das relações sino-americanas para o futuro, que serão baseadas na cooperação “e na estabilidade”.

Por sua vez, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, explicou que Trump aceitou suspender o aumento das tarifas em troca do compromisso do presidente Xi em aumentar “substancialmente” as suas compras de “produtos agrícolas, energéticos, industriais e de outro tipo”.

Sanders informou que as duas duas potências tentarão completar as negociações em matéria comercial nos próximos 90 dias. Entretanto, se no fim desse período não houver acordo, as tarifas impostas pelos EUA “de 10% subirão para 25%”.

 

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião