Balanços da semana

EUA solicitam à ONU a retomada de sanções contra o Irã

Os Estados Unidos solicitaram na última quinta-feira (20) a reimposição de todas as sanções suspensas pela Organização das Nações Unidas (ONU) ao Irã. Na carta enviada ao Conselho de Segurança do órgão, o governo de Donald Trump acusa o país do oriente médio de violar o acordo nuclear, do qual os EUA não participam mais.

Em entrevista coletiva na Casa Branca, Trump disse que “é um snapback, não é incomum”. O snapback é termo pelo qual é conhecido o mecanismo de restauração das sanções internacionais. No entanto, a decisão sobre as sanções é de responsabilidade dos conselheiros da ONU. Segundo o presidente, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, foi instruído para tomar medidas necessárias sobre essa situação.

Na entrevista, Trump criticou acordo citando o seu adversário nas eleições deste ano. “O acordo ridículo feito em 2015 pelo então presidente Obama e seu vice, Joe Biden. Pagamos uma fortuna por um plano fracassado”.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

De acordo com a agência Associated Press, todos os membros do conselho contestam a medida interventiva dos EUA e provavelmente não concordarão em restabelecer as sanções.

O procedimento permite que os países participantes denunciem outro membro que não honre seus compromissos. O restabelecimento das sanções ocorra em 30 dias, sem a possibilidade de veto.Em 2018, o governo de Trump, por iniciativa própria do mandatário, saiu do acordo nuclear.

Entenda a escalada de tensões entre EUA e Irã

Os EUA assassinaram o comandante militar do Irã Qassem Soleimani em janeiro deste ano e, após isso, a tensão entre os dois países aumentou. O Irã, em forma de resposta, atacou, com 12 mísseis, forças militares dos EUA no Iraque. Durante um discurso realizado no início do ano, Donald Trump disse que enquanto for presidente dos EUA, o Irã nunca será autorizado a ter uma arma nuclear.

Ao fim de seu discurso na Casa Branca, Trump falou que os países devem trabalhar juntos para fazer um acordo com o Irã que torne o mundo um lugar mais seguro e mais pacífico.

Ademais, o presidente norte-americano disse que o Irã “parece estar desistindo, o que é uma coisa boa para todas as partes envolvidas e uma coisa muito boa para o mundo”. Trump também aproveitou para dizer que os EUA não precisa do petróleo do Oriente Médio.

Nesse embate, o governo norte-americano decidiu impor sanções ao Irã que afetam as industrias do país persa.

“A ordem é para adotar medidas para negar a receita do Irã, incluindo a renda derivada da exportação de produtos dos principais ‘setores chave’ da economia iraniana, que podem ser usados ​​para financiar e apoiar seu programa nuclear, desenvolvimento de mísseis, redes de terrorismo e proxy de terrorismo e influência regional maligna”, disse o comunicado dos EUA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião