EUA registram 3,1 milhões de pedidos de seguro-desemprego

O número de solicitações do seguro-desemprego nos EUA foi de 3,17 milhões na semana encerrada em 2 de maio. Os dados foram divulgados pelo Departamento do Trabalho americano nesta quinta-feira (7). O pedido deste tipo de auxílio disparou nas últimas semanas, em razão do impacto do coronavírus (covid-19).

O total de pedidos de seguro-desemprego apresentou uma desaceleração em comparação com o número registrado nas semanas anteriores. No entanto, ficou levemente acima da expectativa dos analistas da Bloomberg, que apontavam para 3 milhões de pedidos.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais!

Na semana anterior, os pedidos totalizaram 3,84 milhões. Em sete semanas, o total de pedidos de auxílio-desemprego foi de 33,48 milhões. O recorde foi atingindo na primeira semana de abril, com 6,6 milhões de requisições.

Os pedidos feitos durante a crise do coronavírus já superaram todos os ganho de emprego desde a crise financeira de 2008.

Desemprego nos EUA: setor privado fechou 20 mi de vagas em abril

A Automatic Data Processing (ADP) e a Moody’s  divulgaram na última quarta-feira (6) o Relatório Nacional de Emprego dos Estados Unidos e de acordo com os dados, o setor privado do país fechou cerca de 20 milhões vagas em abril, refletindo no desemprego no país. Os cortes foram motivados pela paralisação das atividades para impedir que o novo coronavírus se espalhe ainda mais.

Saiba Mais: Desemprego nos EUA: setor privado fechou 20 mi de vagas em abril

De acordo com alguns economistas ouvidos pelo “Wall Street Journal”, a previsão era para que 22 milhões de vagas fossem fechadas, entretanto o número atual também é apropriado frente a taxa de desemprego no país.

E embora o vice presidente da ADP tenha dito que “perdas de vagas nesta escala não têm precedentes. O número total de vagas fechadas no setor privado dos EUA apenas no mês de abril foi mais do que o dobro das perdas durante a crise de 1929“, os dados não refletem o impacto total da nova doença, visto que as informações do relatório foram apuradas até o dia 12 de abril.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião