México e Estados Unidos discutem tarifas nesta segunda

Nesta segunda-feira (3), inicia-se a discussão sobre a ameaça do presidente americano em impor taxas aos produtos do México. A medida foi imposta com o objetivo de reduzir o fluxo de imigrantes clandestinos.

No encontro, estará presente a ministra da Economia do México, Graciela Marquez e o secretário de Comércio norte-americano, Wilbur Ross. Na próxima quinta-feira (5), o Secretário de Estados dos EUA, Mike Pompeo, e o ministro de Relações Exteriores do país mexicano, Marcelo Ebrard, se reunirão.

Trump se manifestou no último domingo (2) em seu Twitter dizendo que “as pessoas vivem dizendo que nós deveríamos conversar com o México. O problema é que o México está abusando dos Estados Unidos.”  Completa dizendo que “queremos ação e não conversa”.

People have been saying for years that we should talk to Mexico. The problem is that Mexico is an “abuser” of the United States, taking but never giving. It has been this way for decades. Either they stop the invasion of our Country by Drug Dealers, Cartels, Human Traffickers….

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 2 de junho de 2019

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Medida imposta por Trump

Na última quarta-feira Donald Trump anunciou uma taxa de 5% sobre os produtos vindo do México. Conforme o presidente a medida foi imposta com objetivo de reduzir ou cessar a imigração ilegal de mexicanos.

Em resposta, o presidente mexicano escreveu uma carta à Trump.

Al presidente Donald Trump en son de paz. https://t.co/5XdiY7hfeL

— Andrés Manuel (@lopezobrador_) 31 de maio de 2019

“Estou ciente de sua última postura em relação ao México. De antemão, eu te digo que não quero confronto. Os povos e nações que representamos merece que, antes de qualquer conflito, por mais grave que seja, recorramos ao diálogo, e atuemos com prudência e responsabilidade”, disse o presidente na carta.

Saiba Mais: Montadoras têm perdas nas Bolsas após Trump anunciar taxas ao México 

Com isso, a ministra se manifestou positiva. Graciela afirma que assuntos comerciais não tem relação com assuntos de imigração.

La respuesta del Presidente Andrés Manuel @lopezobrador_ separa correctamente la política comercial de los temas de migración. En ambos, México y Estados Unidos deben trabajar juntos como socios y vecinos. https://t.co/iCqx47tBLB

— Graciela Márquez Colín (@GMarquezColin) 31 de maio de 2019

“A resposta do presidente Andrés Manuel separa corretamente a política comercial dos temas de imigração. Ambos, México e Estados Unidos devem trabalhar juntos como sócios e vizinhos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião