EUA: “Investimentos estrangeiros são bem-vindos, exceto os que tragam riscos”

O secretário do Tesouro dos EUA, Steve Mnuchin, falou sobre a importância das parcerias internacionais e declarou ser favorável aos investimentos estrangeiros no país, entretanto demonstrou preocupação com “aqueles que representem riscos”. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14) durante a terceira rodada de discussões com o governo do Catar, em que um acordo para um Fórum de Investimento Estrangeiro em 2021 foi firmado entre Washington e Doha.

Ao assinar o acordo entre os EUA e o Catar, o secretário falou sobre riscos internacionais, afirmando que o Irã segue financiando o terrorismo no Oriente Médio.

Além de Mnuchin, também participaram os responsáveis pelos departamentos do Estado, Mike Pompeo, e do Comércio, Wilbur Ross, e representantes das pastas equivalentes do Catar.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Pompeo indicou parcerias em “contraterrorismo, saúde global e cooperação energética” e destacou discussões por um acordo entre o Talibã e o governo afegão, que são mediadas por Doha e estão em sua fase final.

Enquanto Ross focou nas questões energéticas, lembrando que a “pandemia e o preço baixo da energia estão criando uma série de incertezas para o Oriente Médio”, entretanto lembrou que o país oferece uma série de oportunidades para o gás natural.

TikTok rejeita Microsoft e escolhe Oracle para parceria na operação nos EUA

A ByteDance, controladora do TikTok, rejeitou a oferta da Microsoft e escolheu a empresa norte-americana de informática, Oracle, para administrar as operações do aplicativo chinês nos Estados Unidos, segundo a reportagem do jornal “The Wall Street Journal”.

No último domingo (13), a Microsoft divulgou um comunicado informando que havia sido rejeitada pelos chineses. “A ByteDance nos informou hoje que eles não vão vender as operações americanas do TikTok para a Microsoft”. A gigante de tecnologia era considerada favorita para assumir o aplicativo chinês nos EUA.

“Estávamos confiantes de que nossa proposta teria sido boa para os usuários do TikTok, além de proteger os interesse nacionais de segurança”, comunicou a Microsoft. Em agosto, a empresa fundada por por Bill Gates demonstrou interesse em comprar os ativos do aplicativo na Europa e Ásia, além dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. A controladora do aplicativo, no entanto, se opôs a vender qualquer operação nos países que não as de língua inglesa mencionados.

A ByteDance foi obrigada a se desfazer do controle total do aplicativo devido a guerra comercial entre os EUA e a China. O presidente Donald Trump ameaçou fechar a plataforma de vídeos curtos no país. Na visão do mandatário, o TikTok é uma arma a favor do governo chinês para captar dados dos cidadão estadunidenses. As negociações foram afetadas após a China mudar as regras, afirmando que deveria aprovar a venda dos algoritmos usados no aplicativo para empresas estrangeiras.

Saiba Mais: TikTok rejeita Microsoft e escolhe Oracle para parceria na operação nos EUA

Desse modo, a dona do aplicativo teria abandonado a iniciativa de vender as operações e estaria de olho em uma parceria a fim de evitar o banimento do TikTok no território norte-americano. Agora, com o novo acordo, a Oracle será parceiro de tecnologia da ByteDance nos Estados Unidos e assumirá o controle dos dados de usuários do TikTok no país, segundo as fontes do jornal.

Se o governo dos EUA não aceitar o acordo, o aplicativo chinês deverá sair do país a partir da próxima quarta-feira (16).

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião