EUA: há custo em manter os juros em zero por período prolongado, diz Fed

O presidente da distrital de Dallas do Federal Reserve (Fed), Robert Kaplan, informou nesta terça-feira (29) que os juros seguirão baixos pelos próximos anos, revelando que esse quadro de juros em 0%, por um período prolongado, pode ter efeitos colaterais para poupadores, ao encorajar a tomada de risco.

“O risco excessivo e as distorções nos mercados financeiros podem levar a maiores fragilidades, excessos e desequilíbrios que podem, em última instância, comprometer a realização dos objetivos do Fed”, declarou Kaplan.

O presidente ainda explicou que há uma diferença entre promover uma política monetária acomodatícia e manter juros baixos, ressaltando que após a crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Banco Central americano deve estar disposto a ser mais acomodatício do que no passado para fomentar um mercado de trabalho mais inclusivo e impulsionar a inflação para a meta de 2% em média.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

“No entanto, estou ciente de que, à medida que a economia se aproxima do pleno emprego e estamos no caminho para alcançar nossos objetivos de estabilidade de preços, a taxa de juros nominal de equilíbrio (a taxa de Fed Funds na qual a política monetária não é restritiva nem acomodatícia – muitas vezes referida como R *) provavelmente aumentará”, concluiu.

Fed declara que deve manter a política monetária acomodatícia por anos

O Federal Reserve informou na última quarta-feira (23) que deve manter a política monetária acomodatícia por anos com a finalidade de diminuir as taxas de desemprego, ressaltando que as taxas de juros ficarão próximas de zero até que a inflação chegue a 2%.

De acordo com o anúncio feito pelo vice-presidente do Banco Central norte-americano, Richard Clarida, e pelo  presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, as taxas de juros não vão aumentar até que ocorra a recuperação total do mercado de trabalho, que foi prejudicado pela crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e os preços atinjam a meta do Fed.

“As taxas estarão no nível atual, que é basicamente zero, até que a inflação real observada pelo PCE alcance 2%”, declarou Clarida à Bloomberg Television.

Saiba Mais: Fed declara que deve manter a política monetária acomodatícia por anos

“Isso é ‘pelo menos’, poderíamos realmente manter as taxas neste nível para além”, informou o vice-presidente. “Mas não vamos nem começar a pensar em elevar (os juros), esperamos, até que tenhamos uma inflação observada… igual a 2%.”

Ao passo que o presidente do Fed de Boston, Eric Rosengren, expressou suas preocupações com o aumento de infecções pelo vírus, o que pode prejudicar a meta do banco central, levando mais tempo para que seja cumprida. “Teremos sorte se conseguirmos 2% de inflação dentro de quatro anos”, afirmou Rosengren.

Com informações do Estadão Conteúdo 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião