EUA e França fazem acordo sobre imposto de serviços digitais

O presidente francês Emmanuel Macron disse nesta segunda-feira (26) que a França chegou a um acordo com os EUA sobre um imposto que atingia grandes empresa de internet dos Estados Unidos.

No início de 2019, a França colocou em vigor uma lei que exige a tributação de 3% das receitas obtidas em serviços digitais, dos EUA, no país. Após isso, o presidente Donald Trump disse que iria retaliar o país europeu.

Macron afirmou, nesta segunda-feira, que as companhias que pagarem o imposto terão direito a abater o valor depois que um novo acordo sobre tributação de serviços digitais for colocado em prática em 2020.

“Nós trabalhamos muito bilateralmente, temos um acordo para superar as dificuldades entre nós”, afirmou Macron aos jornalistas, ao lado do presidente norte-americano, Donald Trump.

Veja também: Boris Johnson anuncia auxílio de R$ 50 milhões à Amazônia 

EUA e China caminham para acordo comercial

Em mais um capítulo da guerra comercial, o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira, que a China tem a intenção de retomar e concluir um acordo comercial com o EUA.

“A China ligou ontem à noite para o nosso principal representante e disse: ‘voltemos à mesa’, então voltaremos à mesa. Acho que eles querem fazer alguma coisa. Acho que vamos ter um acordo”, afirmou o presidente norte-americano Donald Trump.

França se opõe ao acordo UE-Mercosul

Devido as queimadas na Amazônia e as declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), sobre o caso, líderes europeus estão se posicionando contra o acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

O escritório da França acusou o presidente Jair Bolsonaro de mentir na cúpula do G20 sobre as questões ambientais do Brasil. De acordo com o escritório, o discurso do presidente foi usado como estratégia para minimizar as preocupações com as mudanças climáticas. Dessa forma, o país se opõe ao acordo entre Mercosul e UE.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião