EUA: Fed tem munição e espera mais apoio fiscal, diz Powell

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, enfatizou nesta quinta-feira (5) que a economia dos Estados Unidos precisa de mais apoio fiscal e monetário diante da crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

De acordo com Powell, “o Fed está preocupado com a propagação da doença, com a queda dos gastos das famílias”, desta forma, “manter o vírus sob controle é crucial para a economia” do país, declarou.

O destaque à pandemia foi feito também no comunicado da decisão desta quinta-feira, ao revelar que “a crise de saúde pública em curso continuará a pesar sobre a atividade econômica, o emprego e a inflação no curto prazo e apresenta riscos consideráveis para a perspectiva econômica no médio prazo”.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Fed confirma taxas de juros inalteradas entre 0% e 0,25%

Além disso, o Federal Reserve (Fed), o banco central do Estados Unidos, decidiu manter a taxa de juros o intervalo entre 0% e 0,25%. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (5) pelo Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) em unanimidade.

O consenso do mercado sobre o nível das taxas de juros estava entre 0% e 0,25%. As taxas de juros estão inalteradas nesse patamar desde o dia 15 de março. O Fed tomou essa medida como resposta emergencial devido a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

No mesmo dia, a autoridade central monetária norte-americana tinha anunciado um pacote de estímulos (Quantitative Easing (QE)) à economia por conta do avanço da pandemia.

No início deste mês, a diretora do Federal Reserve, Lael Brainard, disse que o banco central norte-americano deveria realizar novos estímulos para ajudar na recuperação da economia e do avanço dos níveis de emprego, que foi fortemente impactado pela pandemia.

O Fed informou também que vai manter inalterado o ritmo de compra de ativos pelo menos no atual nível nos próximos meses.

Para a instituição liderada por Jerome Powell, as condições da política monetária dos EUA permanecem acomodatícias.

Segundo o Fed, a crise de saúde provocada pelo coronavírus apresenta riscos consideráveis para perspectivas de médio prazo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião