EUA: Departamento do Comércio assegura crescimento do PIB em 2% no 2º tri

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos apresentou uma expansão de 2% no segundo trimestre deste ano. Os dados foram divulgados pelo Departamento do Comércio dos EUA nesta quinta-feira (26).

O índice de preços gastos com consumo (PCE, em inglês) aumentou à taxa anualizada de 2,4% no segundo trimestre de 2019 nos EUA. O valor ficou acima dos 2,3% registrados no cálculo prévio.

Em contrapartida, o núcleo do PCE aumentou 1,9%, ficando acima do valor estimado de 1,7%. O núcleo do índice de preços gastos com consumo não leva em conta os preços de alimentos e energia.

As preocupações com a economia dos Estados Unidos se dão, principalmente, por conta da guerra comercial com a China que parece não ter um fim tão próximo, já que os países não negociam um acordo.

Corte de juros dos EUA

No dia 18 de setembro, o Federal Reserve (Fed) decidiu cortar a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual. O Banco Central dos Estados Unidos deixou a taxa dos Fed Funds no intervalo entre 1,75% e 2%.

Veja também: Casa Branca teria tentado acobertar conversas de Donald Trump, diz CNN

Este é o segundo corte realizado pelo Fed em menos de 60 dias. A decisão foi tomada pelos sete membros do comitê de política monetária do Banco Central dos EUA. Sendo eles:

  • Jerome Powell, presidente do Fed;
  • John Williams;
  • Michelle Bowman;
  • Lael Brainard;
  • Richard Clarida;
  • Charles Evans;
  • Randal Quarle.

O Fed afirmou que a economia dos Estados Unidos está caminhando no sentido certo, com a criação de empregos e a baixa inflação. Portanto, a autoridade monetária não deu sinais de mais cortes em um futuro próximo, como requisita o presidente norte-americano, Donald Trump.

Trump permanece pedindo mais cortes

O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a criticar o Federal Reserve (Fed), apenas um dia depois da decisão política monetária.

O mandatário dos EUA escreveu em sua conta no Twitter que o presidente do Banco Central norte-americano, Jerome Powell e o Fed “falharam novamente”. O mandatário disse que a autoridade monetária central não “tem coragem e nenhuma visão” ao não seguir o Banco Central Europeu (BCE) e cortar ainda mais a taxa de juros.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião