EUA criaram 4,8 milhões de empregos no mês de junho

Os Estados Unidos criaram 4,8 milhões de empregos no mês de junho. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Trabalho dos EUA nesta quinta-feira (2). Trata-se da maior alta em um mês desde que o governo norte-americano iniciou a contabilização de vagas em 1939.

O relatório de empregos dos EUA refletem uma recuperação em ritmo acelerado em meio à reabertura da economia. O documento apresenta o aumento de contratações, principalmente, em restaurantes e empresas varejistas.

Outro relatório do Departamento mostrou que as solicitações iniciais de seguro-desemprego caíram para 1,43 milhão, na semana encerrada em 27 de junho. Na semana encerrada em 20 do mês passado, foram 19,3 milhões de pedidos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Dessa forma, a taxa de desemprego caiu pelo segundo mês consecutivo, 2,2 pontos percentuais, para 11,1%. Em maio, a taxa estava em 13,3%, e em 14,7% em abril.


Antes da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o índice de desemprego vinha em uma baixa histórica, abaixo de 4% desde meados de 2018. No fim do ano passado, a taxa era de 3,5% e foi repetida em fevereiro de 2020, o menor nível registrado em quase 50 anos nos EUA.

Apesar do aumento de contratações o mercado está atento ao avanço de covid-19 no país, o que tem feito empresas repensarem em retornarem suas atividades. De acordo com agência de notícias “Reuters”, os casos de coronavírus dobraram em 14 estados dos EUA. Em nível nacional, os casos aumentaram pelo menos 46% e as mortes 21% durante o mês.

Empresas como Google e McDonald’s pronunciaram suas preocupações e tomaram medidas diante dessa situação.

EUA planejam novo pacote de estímulos econômicos

O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, informou aos legisladores norte-americanos na última terça-feira (30) que o governo planeja estruturar novos pacotes de estímulo econômico. O anuncio vem à tona em maio ao aumento no desemprego e na falência dos negócios devido aos efeitos da pandemia do coronavírus.

Saiba mais: EUA planejam novo pacote de estímulos econômicos, diz Steven Mnuchin

Mnuchin disse que espera trabalhar de maneira bipartidária em quaisquer medidas adicionais no gasto público dos EUA em julho. “Prevíamos que qualquer alívio adicional seria direcionado a certos setores que foram especialmente afetados pela pandemia”, disse o secretário do Tesouro.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião