EUA: Brasil deve garantir que Mercosul e UE não afetem livre comércio

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, afirmou que o Brasil deve assegurar que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia não prejudique um possível acordo comercial com os EUA. A declaração ocorreu nesta terça-feira (30).

A fala do secretário ocorreu após o presidente dos EUA, Donald Trump, sinalizar um possível acordo de livre comércio com o Brasil.”É importante que não haja nada nesse acordo que seja contraditório a um acordo de livre comércio com os Estados Unidos”, afirmou Ross.

Segundo ele, as relações comerciais entre os dois países estão sendo trabalhadas desde o encontro entre Jair Bolsonaro e Donald Trump, em junho. No entanto, o secretário não informou mais detalhes sobre a possível aliança comercial.

Ross ressaltou que nenhum acordo dessa categoria entre os dois países chegou a acontecer. Assim, ele afirmou que existe uma série de “componentes no diálogo comercial” que devem ser considerados antes da aprovação do acordo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Acordo entre Mercosul e União Europeia

Em junho, ministros do Mercosul, bloco no qual o Brasil faz parte, e da União Europeia se reuniram para discutir um acordo entre os dois blocos comerciais. No entanto, o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, afirmou que a decisão da aliança ocorrerá somente após 2020.

Dessa forma, ao considerar o acordo entre o bloco, Wilbur Ross mencionou as divergências entre os Estados Unidos e a União Europeia. Conforme o secretário, os países divergem em setores de comércio, farmacêutico, químico, de alimentos e automobilístico.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Para o secretário, o Brasil e os EUA devem fortalecer sua relação comercial antes que o acordo seja firmado.

Acordo entre Brasil e EUA

Donald Trump afirmou que pretende assinar um acordo de livre comércio com o Brasil. Além disso, o presidente norte-americano também elogiou Jair Bolsonaro e disse que tem um bom relacionamento com o Brasil.

Saiba mais: Trump diz querer assinar um acordo comercial entre EUA e Brasil

“Eu tenho um ótimo relacionamento com o Brasil. Eu tenho um relacionamento fantástico com o seu presidente. Ele é um grande cavalheiro. Dizem que ele é o Trump do Brasil. Eu gosto disso, é um elogio. Eu acho que ele está fazendo um ótimo trabalho”, afirmou o presidente norte-americano.

Segundo Trump, o Brasil é um grande parceiro comercial dos EUA. Por isso, o objetivo é assinar um acordo de livre comércio.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião