Balanços da semana

EUA averiguam impostos sobre suas empresas no exterior

O representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, anunciou nesta terça-feira (2) que o país dará inicio a uma investigação sobre a atuação das empresas de tecnologia dos EUA no exterior. O inquérito será sobre as medidas de tributação que estão sendo aplicadas na gigantes da new economy.

Para o governo do presidente Donald Trump, as empresas da internet seriam muito prejudicadas pelas medidas elaboradas por líderes estrangeiros. Os EUA também sinalizaram que estão preparando tarifas contra seus próprios parceiros comerciais caso as propostas de tributação não sejam canceladas.

A ameaça se dirige em grande parte à países europeus, que em várias ocasiões já manifestaram a intenção de modificar a imposição tributaria contra empresas americanas. Porém outros países, como Brasil, India, Indonesia e Turquia também se encontram na lista de nações que serão investigadas.

No ano passado, uma disputa entre EUA e França era parecida a controvérsia atual. Ao saber que o país europeu planejava criar um imposto chamado GAFA, desenhado para atingir em particular empresas Google, Amazon, Facebook e Apple, os Estados Unidos finalizaram a possibilidade de criar uma tarifa contra os principais produtos franceses. A ameaça norte-americana funcionou e fez com que a implementação do imposto fosse adiada para o final de 2020.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

De acordo com Lighthizer, o presidente Donald Trump se preocupa atualmente com os danos que tais impostos trarão para as grandes empresas no setor de tecnologia do país. Segundo o representante comercial, Washington está preparada para tomar as medidas apropriadas para defender suas empresas de qualquer tributação injusta.

EUA propõem tributação única

Ao invés de uma situação na qual cada país cria seu próprio imposto contra empresas norte-americanas, os EUA consideram que a melhor opção é que a tributação seja desenvolvida em colaboração com os países mais ricos. Para que isso funcione, os Estados Unidos propõem que os impostos sejam desenvolvidos de forma padrão com o suporte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Veja também: França e UE estão dispostas a retaliarem os Estados Unidos

Apesar das ameaças e da proposta feita pelos EUA, alguns países, como a França, decidiram continuar a implementação dos impostos que já tinham planejado. Segundo eles, um processo como o que está sendo divulgado pelo governo Trump seria muito demorado e ineficiente.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião