EUA apoiam Brasil para entrada na OCDE no lugar da Argentina

Os Estados Unidos consideram como prioridade o ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Dessa forma, o País ocupa a vaga que era da Argentina na fila de postulantes a entrar na organização de países ricos.

Em março do ano passado, o presidente norte-americano, Donald Trump, havia afirmado na presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, que apoiava a entrada do Brasil na OCDE. No entanto, meses depois, uma carta do Secretário de Estado, Mike Pompeo, se tornou pública e no documento dizia que os EUA apoiariam somente os pedidos de acesso da Argentina e da Romênia.

Após a carta ter se tornado pública, Trump se explicou e disse que o apoio à candidatura brasileira continuava mas que ainda o país norte-americano não havia oficialmente alterado sua recomendação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“Os EUA querem que o Brasil se torne o próximo país a iniciar o processo de adesão à OCDE. O governo brasileiro está trabalhando para alinhar suas políticas econômicas aos padrões da OCDE enquanto prioriza a adesão à organização para reforçar as suas reformas políticas”, informou a embaixada dos EUA em Brasília.

EUA apoiam Brasil na OCDE

De acordo com o jornal “Folha de S.Paulo”, os americanos entregaram uma carta à organização oficializando que querem que o Brasil seja o próximo país a iniciar o processo de adesão à entidade.

Essa decisão de Washington foi devido aos argumentos de que o Brasil não estaria recebendo nada em troca das concessões feitas aos norte-americanos. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, fez declarações contra a política de alinhamento automático entre os dois países.

Confira Também: OCDE: Guerra comercial faz com que subsídios aumentem

“A nossa decisão de priorizar a candidatura do Brasil como próximo país a iniciar o processo é uma evolução natural do compromisso reafirmado pelo secretário de Estado e pelo presidenteTrump em outubro de 2019”, completou a embaixada norte-americana.

De acordo com fontes do veículo jornalístico, os EUA quer que o Brasil “fure a fila” e ocupe o lugar do país vizinho devido ao novo presidente de esquerda, Alberto Fernández. Até o final do ano passado, a Argentina era governado por Mauricio Macri, o que fortalecia o pleito do país pelo ingresso na organização.

Apesar do apoio americano, para entrada definitiva do País é necessário a aprovação dos demais 36 membros (países) do OCDE.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião