Dona da Estrella Galicia quer abrir fábrica no Brasil em 2021

A espanhola Hijos de Rivera, dona da marca de cerveja Estrella Galicia, planeja abrir uma fábrica no Brasil para 2021. A empresa quer investir em sua expansão internacional, visando aumentar de 6% para 10% a receita obtida fora da Espanha.

A companhia da Estrella Galicia, de controle familiar, vende suas cervejas em mais de 50 países. Ela considera o Brasil parte central desse plano de investimentos na expansão.

A produção própria em território brasileira já estava nos planos, prevista para começar ainda em 2019. A fábrica seria instalada em Minas Gerais e demandaria um investimento de RS 100 milhões. O plano, entretanto, precisou ser adiado.

A estratégia levou Fabio Rodrigues, diretor-geral da empresa no Brasil, a se tornar diretor-geral na América Latina. Juan Paz, então diretor de marketing da subsidiária brasileira, assumiu seu posto. O executivo espanhol de 41 anos está desde 2006 no Brasil.

Saiba mais: Edifício Chrysler, cartão postal de Nova York, vai ser colocado à venda

Paz disse ao jornal Valor Econômico que, exceto pelo Brasil, onde parte da cerveja é produzida localmente, a América Latina é vista como um projeto de exportação da companhia. “Futuramente, a intenção é abastecer a região com a produção de cerveja no Brasil”, afirmou.

Operações da Estrella Galicia na América Latina

A empresa quer fortalecer suas operações nos países da América Latina onde já está presente. Futuramente, pretende expandir para outros mercados da região. Além do Brasil, a Estrella Galicia está presente em:

  • Paraguai
  • Uruguai
  • Equador
  • Chile
  • Argentina
  • Colômbia
  • Bolívia

Em território brasileiro, a marca está presente desde 2008. Trata-se do maior mercado da companhia fora da Espanha. Segundo Paz, a Estrella Galicia detém 1% do mercado de cervejas premium. Isso corresponde por 10% do volume de cervejas vendidas no Brasil.

Saiba mais: Perspectiva de crédito na América Latina é estável, diz Moody’s

Entre 20% e 25% das cervejas vendidas no Brasil pela Estrella Galicia são importadas da Espanha. O restante é produzido nacionalmente em parceria com a empresa Casa di Conti. Ela é dona do vermute Contini, sediada em Cândido Mota (SP).

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião