Estados Unidos criam 183 mil vagas de emprego em fevereiro

Os Estados Unidos criaram 183 mil vagas de emprego no setor privado durante fevereiro, segundo dados da ADP, nesta quarta-feira (6). A ADP é responsável pelo levantamento mensal com base em folhas de pagamento.

Os dados exibidos pela ADP apontam que foi registrado uma geração de vagas de emprego em consenso com as expectativas, que eram de 185 mil no mês.

De acordo com o relatório, a geração de empregos no país atingiu o ponto mais elevado do atual ciclo de crescimento, que atuava em baixa.

A ADP afirma que a desaceleração na criação de empregos aconteceu principalmente nos setores de varejo e viagem. Dessa forma, o crescimento geral da economia foi menos acentuado.

Segundo o relatório de fevereiro, as empresas de menor porte seguem enfrentando dificuldades para atrair e manter mão de obra com salários e benefícios que sejam competitivos no mercado de trabalho que está aquecido.

Saiba mais: Estados Unidos criam 304 mil vagas em janeiro

Saiba mais: Fed pode esperar até junho para alterar taxa de juros

Empregos em janeiro

Conforme dados divulgados pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos em fevereiro, durante o mês de janeiro o país gerou 304 mil vagas de empregos.

Dessa forma, a criação de empregos dos norte-americanos superou as expectativas que era de 170 mil novas vagas. A projeção havia sido feita por analistas consultados pelo “The Wall Street Journal”. Este é 100º mês seguido que os Estados Unidos têm geração líquida de postos de trabalho.

No entanto, entre os setores, os que mais criaram vagas foram os de:

  • Saúde;
  • Alimentação;
  • Construção;
  • Manufatura.

De acordo com os dados divulgados, a paralisação parcial do governo norte-americano, que durou de 22 de dezembro a 25 de janeiro, afetou os dados por conta dos 800 mil servidores públicos federais prejudicados receberam retroativamente os vencimentos não pagos durante o período.

Em 2018, a economia dos Estados Unidos criou, em média, 220 mil novas vagas de emprego por mês em 2018, totalizando 2,6 milhões de empregos no ano.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião