Estados Unidos recuperam produção manufatureira em agosto

Os Estados Unidos recuperaram a produção manufatureira no mês de agosto. O avanço foi maior do que o esperado e o crescimento na produção de maquinários e metais primários ajudaram a alavancar o setor. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (17).

Entretanto, as perspectivas para o setor fabril permanecem fracas. Isso porque as tensões comerciais ainda rondam os EUA e a desaceleração global ainda é um fator que preocupa. Nesta terça, o Federal Reserve comunicou que a produção manufatureira dos Estados Unidos cresceu 0,5% em agosto em comparação com o mês de julho.

Mesmo assim, especialistas entrevistados pela “Reuters” esperavam um crescimento de 0,2% em agosto. Um dos fatores que implicaram na baixa da manufatura nos meses anteriores foi o excesso de estoque na indústria automotiva norte-americana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A produção de automóveis e peças diminui 1% em agosto, após um crescimento de 0,5% no mês de julho. A produção de máquinas, no entanto, obteve uma recuperação, com uma alta de 1,6%. Em agosto, a produção industrial dos EUA registrou alta de 0,6%. Foi o maior avanço do setor desde agosto do ano passado.

Veja também: Donald Trump diz que EUA não precisam de petróleo do Oriente Médio

Especialistas do Banco Central dos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed), afirmaram, no dia 5 de setembro, que o crescimento econômico dos EUA deve diminuir mais de 1% por causa das incertezas comerciais vividas nos últimos meses com a China.

“O aumento [das incertezas com a política comercial] em 2018 e 2019 foi acompanhada por uma desaceleração da produção industrial mundial e do comércio global“, confirma a pesquisa divulgada pelo Fed.

A pesquisa feita pelo Federal Reserve teve como base artigos de jornais e resultados de companhias durante este período de entraves comerciais vividos com a China.

Algumas variáveis levadas em conta foram as alterações na produção das indústrias, as políticas comerciais aplicadas e outras mudanças que poderiam causar um efeito negativo ou positivo no PIB dos Estados Unidos.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião