Estados Unidos impõem novas sanções ao Irã

Os Estados Unidos anunciaram novas sanções ao Irã nesta sexta-feira (20). Desta vez, o Banco Nacional do Irã foi o alvo norte-americano devido aos ataques à Saudi Aramco no último sábado (14), prejudicando a produção de petróleo da estatal saudita.

Os Estados Unidos afirmam que os ataques às instalações petrolíferas foram ordenadas por Teerã. O presidente estadunidense, Donald Trump, disse a jornalistas na Sala Oval que “nunca fizeram isso neste nível”. O mandatário estava em reunião com o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison.

Steve Mnuchin, secretário do Tesouro americano, declarou que as novas sanções cortam a última fonte remanescente de recursos para o Irã.

Veja também: Coalizão liderada pela Arábia Saudita ataca rebeldes do Iêmen

Trump, ainda, disse que “é muito ruim o que está acontecendo com o Irã”. “Tudo o que eles têm fazer é parar com o terrorismo”, reforçou o presidente.

Trump tamvém disse que os EUA estão “prontos para a ação” e para retaliar aos ataques sauditas. Segundo ele, os Estados Unidos, além de aplicarem as sanções ao Irã, estão procurando coalizões internacionais para aplicar uma pressão ao país do Oriente Médio por meio da Organização das Nações Unidas (ONU).

Estados Unidos em meio ao conflito geopolítico oriental

Duas instalações da Aramco, empresa de petróleo da Arábia Saudita, sofreram um incêndio no último sábado (14). O ataque terrorista foi causado por drones.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Durante uma guerra civil, em 2014, os houthis, grupo originado na década de 90 que começou a trabalhar na conscientização do islamismo xiita, assumiram o controle de Sanaa, do Iêmen.

Desde então, os sauditas tem liderado uma coalizão tentando combater os rebeldes com o intuito de retirá-los da região e reinstalar um governo apoiado pela Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, entre outra potências regionais.

De acordo com a Arábia Saudita e os EUA, os houthis são armados e financiados pelo Irã. A acusação foi negada por Teerã.

Confira: Guerra comercial faz com que Huawei esteja à frente da Apple no mercado chinês

Em 28 de junho deste ano, em mais um capítulo da tensão geopolítica, os Estados Unidos declararam que irão impor sanções a qualquer país que importar petróleo do país oriental.

“Vamos sancionar quaisquer importações de petróleo bruto do Irã. Agora não há isenções em vigor. Vamos sancionar quaisquer aquisições ilícitas de petróleo bruto iraniano”, afirmou o governo dos Estados Unidos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião