Estados Unidos apoiam oficialmente entrada do Brasil na OCDE

Os Estados Unidos anunciaram oficialmente o apoio à entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). A declaração foi feita em Paris durante uma reunião da entidade.

Dessa forma, Donald Trump cumpre o que prometeu a Jair Bolsonaro durante sua visita aos Estados Unidos, em março. O político americano garantiu o apoio à entrada do Brasil na OCDE, mas não havia oficializado nada até então.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Contudo, a promessa de apoio dos EUA só foi conseguida com condições. Assim, o presidente brasileiro se comprometeu a abrir mão do tratamento especial na Organização Mundial do Comércio (OMC). A classificação na OMC era de direito brasileiro pelo fato do País ser uma das nações emergentes.

Saiba Mais: Embora promessa de Trump, Brasil não espera apoio dos EUA na OCDE

Até então, os Estados Unidos apoiavam a entrada da Argentina à OCDE e eram contra o ingresso do Brasil. Contudo, o País entrou na lista das nações que devem fazer parte da organização, ao lado do vizinho latino e também da Romênia.

Apesar disso, ainda haveria um obstáculo com países europeus. Isso porque o bloco defende a entrada de outro membro do seu continente, a Bulgária. E, por sua vez, os Estados Unidos não estariam dispostos a expandir tanto a organização.

Reação brasileira

Em comemoração, o Itamaraty exaltou a decisão dos Estados Unidos. O órgão fez isso através de sua conta no Twitter. Desse modo, o ministério retuitou o post da embaixada dos Estados Unidos em Brasília.

Saiba Mais: OCDE reduz projeção do PIB do Brasil para 1,4%; cenário global também piora

Na publicação, o órgão afirma “Os Estados Unidos mantêm seu apoio ao Brasil para o início do processo de adesão à OCDE, como anunciado em 19 de março na declaração do presidente dos Estados Unidos, de Jair Bolsonaro”.

Os Estados Unidos mantêm seu apoio ao #Brasil para início do processo de adesão à #OECD (OCDE), como anunciado em 19 de março, na declaração do @POTUS, de @JairBolsonaro e pela @WHAAsstSecty https://t.co/IrRzG5bgvE

— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) May 23, 2019

OCDE

A organização está sediada em Paris, na França, e conta com algumas das principais economias do mundo. Entre os seus 36 países-membros, cuja maioria tem elevado PIB per capita e IDH, somente dois são da América Latina: México e Chile.

 

Saiba Mais: Entenda o que o Brasil poderia ganhar entrando na OCDE, o ‘Clube dos Ricos’

Contudo, o apoio americano não significa que o País está automaticamente dentro da organização. Significa, apenas que os Estados Unidos deixou de vetar o Brasil para se candidatar.

A inserção do País no “Clube dos Ricos” ajudaria o governo a implementar políticas para combater a desigualdade. Essa conquista se daria através da grande disponibilidade de informações, coletadas de diversos países-membros. Além disso, com essas informações, o Brasil seria capaz de alcançar uma estabilidade financeira e um crescimento econômico melhor.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião