Ericsson deve ampliar fábrica no Brasil

A Ericsson estuda ampliar as instalações de sua fábrica no Brasil, localizada em São José dos Campos, interior de São Paulo.

O objetivo da expansão da Ericsson no País é reunir as operações de Argentina, Chile, Peru e Uruguai em uma mesma unidade de negócios.

Saiba mais: Após dois anos salário mínimo volta a ter ganho real

Recentemente, foi criada a Ericsson Latam Sul, assumida pelo brasileiro Eduardo Ricotta, que permaneceu na presidência da Ericsson Brasil por 18 anos.

De acordo com Ricotta, há um desejo de utilizar “em um contexto maior” não só a fábrica de São José dos Campos, mas também o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Indaiatuba.

As expansões ocorrem em um momento de mudanças nos sistemas, como o desenvolvimento do 5G. Rocha diz que a fábrica no interior paulista deve passar por adaptações para atender as demandas da nova tecnologia.

“A fábrica brasileira já atendia os outros países [do Latam Sul], mas precisamos dessa investimento porque o 5G está chegando, e queremos produzir 5G em São José dos Campos. Ainda estamos em um período de planejamento, mas em breve devemos anunciar [detalhes da expansão]. O 5G provavelmente vai chegar primeiro no Chile que no Brasil, e a fábrica tem que estar apta”, afirmou Ricotta ao portal “Teletime”.

Saiba mais: Alemanha pode banir chinesa Huawei da construção das redes móveis 5G

Redesenho das estruturas da Ericsson

A multinacional passou por uma reestruturação das operações na América Latina. Com a finalidade de aproximar os mercados vizinhos, a estrutura de negócios foi redesenhada.

“Antes eram três divisões: México e América Central, cone sul exceto Brasil. Agora, pegamos toda América Latina e dividimos em Norte e Sul”, explicou Ricotta ao portal “Teletime”.

Assim, a Ericsson espera melhorar as interlocuções entre as operadoras que atuam em mais de um mercado da região.

“A Telefónica tem grande importância aqui e também na Argentina, onde ela tem hub para todos os países. [Ao unificar], a mesma pessoa que fala com eles no Brasil também vai falar com o presidente do Cone Sul“, explicou Ricotta.

Ainda de acordo com Ricotta, a Ericsson pretende levar a boa operação do Brasil a todos os países vizinhos. “Em 2017, o Brasil estava em 13º ou 14º lugar entre os maiores países em vendas para Ericsson. Hoje ele é o quinto. Esse bom volume de vendas desde quando montamos o novo setup no Brasil ajuda”, disse Ricotta.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião