Eric Trump pode ser embaixador dos EUA no Brasil, segundo governo brasileiro

O Brasil considera que o presidente dos EUA, Donald Trump, pode indicar um de seus filhos para ser o encarregado principal da Embaixada dos Estados Unidos no País. O nome cogitado é o de Eric Trump.

O governo considera a possibilidade, pois o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou que irá indicar seus filho, Eduardo Bolsonaro, para a Embaixada do Brasil nos EUA.  Sendo assim, a ideia é que os norte-americanos enviem também uma pessoa de perfil parecido. O Executivo acredita que assim as relações poderiam ficar mais próximas entre os países.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

O governo também pressupõe que, caso a indicação se concretize, será um ato de enaltecimento por parte dos EUA. O país norte-americano faz isso com países que mantém relações próximas, como por exemplo:

  • Canadá
  • Polônia
  • China
  • Rússia

Sendo assim, o Brasil não costuma fazer indicações políticas, ainda mais quando se trata da Embaixada nos Estados Unidos. “Além da importância de abrir portas, há o fator compreensão do momento político dos dois países”, afirmou um membro do governo brasileiro.

Eduardo Bolsonaro como embaixador brasileiro nos EUA

O presidente Jair Bolsonaro declarou na última quinta-feira (11) que pretende indicar seu filho Eduardo para o posto de embaixador do Brasil em Washington.

O líder do poder Executivo já havia afirmado há meses que nomearia alguém para o posto, que está vago. Entretanto, apenas ontem divulgou as intenções de colocar o deputado federal na função.

Eduardo Bolsonaro é presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados e precisaria renunciar ao mandato parlamentar para aceitar a oferta do pai. O político também já indicou que se nomeado, assume a função.

Mesmo com os filhos dos presidentes enviados como embaixadores para ambos os países (Brasil e EUA), a operação não é tão relevante aos norte-americanos. Isso porque o peso dos EUA na diplomacia brasileira é muito maior do que o contrário.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião