Equipe econômica estuda mudar remuneração da poupança

A equipe econômica do governo federal estuda encaminhar ao Congresso Nacional, uma proposta, via projeto de lei ou Medida Provisória, para alterar a rentabilidade da poupança. Não foram divulgados detalhes sobre os possíveis impactos da medida. A informação foi divulgada pelo portal “UOL” nesta sexta-feira (13).

Segundo o portal, o projeto do Ministério visa substituir a Taxa Referencial (TR), que é usada como referencial para a poupança atualmente. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) seria uma das possíveis soluções.

A rentabilidade da poupança equivale à TR, que atualmente está zerada, mais 0,5% mensalmente. Mas quando a Taxa Selic é igual ou abaixo a 8,5%, a remuneração das poupanças é menor, correspondendo à TR mais 70% da Selic. Hoje, a Selic está a 6% ao ano.

Banco Central cortou taxa Selic da poupança de 6,5% para 6%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu no fim de julho deste ano, reduzir a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual. A taxa que era de 6,5% foi para 6%.

O corte na Selic ocorreu após 16 meses de estabilidade. A redução superou as expectativas dos analistas, que previam um corte de 0,25%. Com essa decisão, a taxa básica de juros caiu para a menor nível desde 1986, ano de início da série histórica da instituição.

Saiba mais: Banco Central decide cortar taxa Selic de 6,5% para 6%

Entre as causas que levaram a essa decisão do Copom estão:

  • a desaceleração econômica
  • a inflação abaixo da meta
  • o corte de juros nos Estados Unidos

O corte na taxa Selic afetou o rendimento das aplicações na poupança e nos investimentos em renda fixa.

Os analistas financeiros entrevistados pelo Banco Central no Boletim Focus, preveem que a taxa Selic encerre 2019 em 5,50%. O relatório sobre a taxa  foi divulgado pelo banco na última segunda-feira (29). Para 2020, a previsão é de que a taxa de juros básicos encerre em 5,75%. As aplicações da poupança agora renderão 4,2% ao ano mais a taxa calculada pelo BC.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião