Engenheiros que atestaram segurança de barragem da Vale são presos

Cinco pessoas foram presas nesta terça-feira (29), suspeitas de atestar segurança na barragem 1 da mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale S.A. (VALE3) em Brumadinho.

Dois engenheiros que prestaram serviço à mineradora Vale foram presos em São Paulo. Enquanto em Minas Gerais, três funcionários da Vale foram presos.

Os engenheiros presos em São Paulo, André Yassuda e Makoto Namba, foram levados para a sede da Polícia Civil e deverão ser encaminhados em seguida para Minas Gerais, de acordo com o G1.

Expedidas no domingo (27), as ordens da Justiça são de prisão temporária, com validade de 30 dias.

A companhia informou que “está colaborando plenamente com as autoridades“, por meio de nova. “A Vale permanecerá contribuindo com as investigações para a apuração dos fatos, juntamente com o apoio incondicional às famílias atingidas”, completou a empresa.

As ações em São Paulo, parte de uma operação que também se desenvolve em Minas Gerais, são coordenadas por promotores do núcleo da capital do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de São Paulo (MPSP), e pelo Departamento de Capturas (DECADE) da Polícia Civil paulista.

Saiba mais – Somente 3% das barragens no Brasil foram vistoriadas 

Saiba mais – CVM investiga comunicação da Vale sobre Brumadinho

Suspeita de documento fraudado

A Polícia Federal de São Paulo também participa da operação, e está cumprindo nesta manhã dois mandados de busca e apreensão em empresas que prestaram serviços para a Vale.

Os nomes das empresas não foram divulgados, conforme o G1.

O Ministério Público e a Polícia Civil apuram se foram fraudados os documentos técnicos, feitos por empresas contratadas pela Vale que atestavam a segurança da barragem rompida.

Saiba mais – Dodge cogita responsabilizar executivos da Vale por caso Brumadinho 

A operação é coordenada por policiais, promotores e procuradores de Minas Gerais. A força-tarefa envolve a Polícia Federal, o Ministério Público Estadual e Federal e a Polícia Civil.

Na noite de segunda-feira (28), a Defesa Civil de Minas Gerais informou que  65 mortes foram confirmadas, enquanto 279 pessoas continuavam desaparecidas, após a tragédia provocada pelo rompimento da barragem da mineradora Vale. Nesta terça-feira, começa o quinto dia de buscas no local.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião