Energy Platform considera IPO para custear hub offshore de gás natural

A empresa de exploração de petróleo e gás Energy Platform (EnP) avalia uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) para financiar o desenvolvimento de seu hub offshore de gás natural. As informações foram publicadas pela agência epbr.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Segundo a agência, a Energy Platform busca construir o primeiro hub offshore de gás natural privado do Brasil e criar um serviço de midstream offshore, para integrar operações de produção e transporte de gás.

“Estamos olhando como um ecossistema integrado”, explicou o CEO da EnP, Márcio Félix, no evento Backstage Rio Oil & Gas. “Se a gestão de um projeto como esse fica com uma empresa, ela vai pensar apenas em seus negócios. Estamos pensando em um grupo de empresas: produtores, transporte e consumo de gás”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

De acordo com a agência, a ideia da empresa é usar estruturas offshore em águas rasas para conectar a produção de campos marítimos com unidades de processamento em terra. O projeto foi nomeado Gasoduto de Integração do Espírito Santo, Gasines.

“Quem sabe até um IPO”

Nesse sentido, o executivo afirmou que agora é “o momento é de juntar os investidores, para fazer o detalhamento do projeto básico, licenciamento ambiental, partir para a fase de captação de recursos e quem sabe até um IPO de uma empresa de midstream no Brasil”.

A novidade, segundo a agência, é o modelo de negócios, que é voltado para atender diferentes empresas e servir para desenvolver outros negócios com gás natural. Félix citou a interiorização de Gás Natural Liquefeito (GNL), por meio de transporte ferroviário, por exemplo.

O CEO da EnP explicou que há capacidade disponível para processamento de gás no Espírito Santo, e um hiato existente entre a malha de gasodutos de escoamento de campos produtores da Bacia de Campos. “Começamos a nos concentrar no Espírito Santo, olhando os pontos vazios no país”, afirmou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião