Enel vende 3 usinas renováveis no Nordeste para empresa chinesa

E companhia italiana Enel vendeu três usinas de energia renovável no Nordeste para a companhia chinesa CGN Energy. O valor da transação foi de aproximadamente 700 milhões de euros (R$ 2,9 bilhões).

Os parques de energia renovável ficam nos estados do Piauí e da Bahia. Tratam-se de duas usinas solares e uma eólica. Elas estão em funcionamento e têm, inclusive, contratos de longo prazo assinados para fornecimento de energia. A CGN Energy comprou 100% dos ativos da Enel e a venda foi assinada pela subsidiária da companhia italiana, a Enel Green Power.

Saiba mais: China: Proposta de legislação dos EUA para a Huawei é “histeria”

Saiba mais: Governo do Pará retira embargos sobre produção da refinaria Alunorte

“Com a venda desses ativos, nós estamos capturando valor para um crescimento maior no Brasil, onde estamos implementando um grande ‘pipeline’ de projetos renováveis. Nós seguimos focados nas oportunidades oferecidas pelo mercado renovável brasileiro e vamos continuar a investir no país”, declarou o chefe da Enel Green Power, Antonio Cammisecra.

A CGN é uma empresa de energia da China e se foca em energia nuclear. Ela é a maior operadora desse tipo de energia em seu país. É também a maior construtora de usinas nucleares em todo o mundo. As informações estão no site da CGN.

A empresa tem 39 mil funcionários no mundo. Ela opera na América do Norte, Europa, na Ásia e na Oceania. Portanto, o investimento no Brasil deverá inaugurar suas operações na América Latina.

Embora tenha vendido os ativos para a CGN Energy, a Enel continuará operando os parques. Trata-se de um modelo que a companhia italiana adota em todo o mundo.

As usinas de energia renovável vendidas pela Enel

  • Usina solar de Nova Olinda (Piauí): capacidade de 292 megawatts
  • Usina solar de Lapa (Bahia): capacidade de 158 megawatts
  • Usina eólica de Cristalândia (Bahia): capacidade de 90 megawatts

 

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião