Encomendas da indústria da Alemanha caem o dobro do previsto

Os pedidos à indústria da Alemanha retraíram em 0,6% no mês de agosto. O esperado pelos analistas era uma queda de aproximadamente 0,3%. Além disso, segundo os dados da Sentix, a confiança dos investidores na zona do euro caiu para o nível mais baixo desde abril de 2013.

Os dados vem de encontro com a demanda doméstica mais fraca, o que pode fazer com que a Alemanha, maior economia da Europa, entre em recessão.

As tentativas de estímulo do Banco Central Europeu (BCE) para a economia do Velho Continente apresentam-se fracas às necessidades do bloco econômico. Isso também fez com que a desmotivação tenha se alastrado no continente.

Alemanha tem perspectivas desanimadoras

Na última quarta-feira (2), os cinco maiores companhias de research germânicos afirmaram que a desaceleração da economia alemã vai continuar até o próximo ano, após a atividade industrial ter atingido seus menores níveis na série histórica.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“A economia alemã está no meio de uma recessão. Os dados de hoje deixam isso claro de novo”, afirmou Thomas Gitzel, economista do VP Bank Group.

Economistas e instituições, em projeções recentes, preveem que a Alemanha vá entrar em recessão técnica, ou seja, dois trimestres seguidos com contratação do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Confira: Ministro alemão diz que União Europeia deve retaliar os EUA

A economia encolheu 0,1% no segundo trimestre, e dados recentes indicam uma contínua fraqueza na indústria no terceiro trimestre. “O governo alemão provavelmente ficará sobre crescente pressão para abandonar sua política de orçamento rígido”, explicou Gitzel.

Atividade industrial da zona do euro chega ao pior nível desde 2012

O índice de gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês), que mede a atividade industrial na zona do euro, chegou ao pior nível em quase sete anos.

O estudo preliminar divulgado no dia 23 de setembro mostram que a atividade de manufatura da zona do euro caiu para 45,6 em setembro, frente a 47,0 em agosto.

Nessa métrica, qualquer resultado abaixo de 50,00 significa uma contração da atividade. Economistas que foram ouvidos pela “FactSet”, consultoria especializada, esperavam uma leitura de 47,3.

Veja também: Presidente do Fed diz que economia dos EUA está em boa posição

Chris Williamson, economista-chefe de negócios da IHS Markit, provedora de informações e análises acerca dos mercados internacionais, disse que “a economia da zona do euro está perto de estagnar, uma vez que a desaceleração do setor manufatureiro mostra mais sinais de se espalhar para o setor de serviços”.

O PMI industrial da Alemanha, a maior economia da Europa, foi retraído de 41,5 para 41,4. Este foi o pior resultado em mais de dez anos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião