Empréstimo de cotas de FIIs e FIPs será liberado a partir de segunda-feira

A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) informou nesta quarta-feira (25) que as operações de empréstimos de cotas de Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) e de Fundos de Investimento em Participações (FIPs) estarão disponíveis já na próxima segunda-feira (30).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

No entanto, a Bolsa informou, através de ofício circular, que para que as cotas de FIIs e FIPs estejam disponíveis para empréstimo, o fundo deve ter volume médio diário negociado maior ou igual a R$ 1 milhão, e média de número de cotistas superior a 500.

Nesse sentido, o calculo da média será feito com base nos últimos seis meses, de acordo com a B3. Além disso, a análise para inclusão de novos fundos será feita semestralmente, a partir de outubro desse ano, “levando em consideração a média dos seis meses anteriores”.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

Ademais, o documento destaca que fica vedada a utilização dos serviço de empréstimo de cotas de FIIs pelo investidor pessoa física “que seja titular de cotas que representem 10% ou mais do total das cotas do fundo ativo-objeto do empréstimo; ou cotas que lhe deem direito ao recebimento de rendimento superior a 10% do total de rendimentos auferidos pelo fundo. É de responsabilidade do participante intermediário informar a presente vedação a seus clientes.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

B3 autoriza empréstimo de cotas e FIIs e FIPs poderão ser ‘shorteados’

No dia 27 de outubro a B3 informou que as operações de empréstimos de cotas de FIIs e de FIPs deveriam ser liberadas a partir de novembro desse ano.

No comunicado, a B3 explicou que “o empréstimo de FII e FIP será disponibilizado para negociação com as mesmas características e regras do empréstimo de ações“.

Além disso, a Bolsa de Valores destacou que fica vedada a negociação do produto aqueles investidores que possuírem mais de 10% de participação em um único FII.

O objetivo do projeto é atender a demanda dos clientes pelo empréstimo de FII e FIP, bem como disponibilizar mais um produto para empréstimo e assim desenvolver o mercado de Fundos Imobiliários, de acordo com o comunicado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião