Empresas tem um mês para se cadastrar no site consumidor.gov.br

Nessa quarta-feira (1),  foi determinado no Diário Oficial da União que as empresas deverão se cadastrar numa plataforma on-line, em até um mês, para que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) possa mediar os conflitos de consumo notificados eletronicamente.

O cadastro deve ser feito na página da internet, consumidor.gov.br e o prazo de 30 dias começa a ser contando a partir dessa quarta-feira.

Entretanto, não são todas as empresas que precisam se cadastrar, as empresas que devem ser cadastradas são aquelas que:

  • Obtiveram o faturamento bruto de pelo menos de R$ 100 milhões em 2019 ;
  • Tenham recebido, não menos, que 1000 reclamações por mês em seus canais de atendimento ao consumidor;
  • Ou tenha tenham recebido no mínimo 500 processos judiciais ligados as relações de consumo.

Confiança do consumidor cai devido a pandemia

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) caiu 7,6 pontos no mês março, para 80,2 pontos. Trata-se do menor valor desde janeiro de 2017, quando havia registrado 78,3 pontos.

De acordo com a coordenadora das sondagens da FGV, Viviane Seda Bittencourt, o aumento de incerteza gerado pela queda dos preços do petróleo, e pelo avanço da contaminação do coronavírus “contribuíram para o aumento do pessimismo em relação ao futuro da economia”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O Índice de Situação Atual (ISA) diminuiu 4,8 pontos, para 76,1 pontos, o menor nível desde julho de 2019, quando havia registrado 75,6 pontos. O Índice de Expectativas (IE) caiu 9,3 pontos para 83,9 pontos, o menor desde dezembro de 2016 (81,6 pontos). O resultado gera uma perda de otimismo de 16,4 pontos no ano de 2020.

O indicador que mede as expectativas sobre a economia para os próximos meses, foi o que mais contribuiu para a queda da confiança ao cair 12,0 pontos, para 104,9 pontos, o menor nível desde setembro de 2018, quando havia registrado 100,6 pontos.

Saiba mais: Sabesp isentará pagamento de contas aos consumidores de menor renda

Além disso, Os gastos dos consumidores dos Estados Unidos tiveram um recuo no mês de janeiro e cresceram menos do que o estimado. A queda no movimento também pode ter sido causada por conta dos temores com a disseminação da doença.

O Departamento de Comércio dos EUA comunicou que os gastos dos consumidores avançaram 0,2% em janeiro. Valor menor do que o esperado para o mês. O clima também foi um fator importante, já que era esperado um clima mais frio. Isso atrapalhou a venda do comércio varejista de moda, que esperava uma demanda maior por roupas ‘quentes’.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião