Embraer (EMBR3): membros do Conselho de Administração renunciam

A Embraer (EMBR3) comunicou o mercado, por meio de uma nota divulgada na noite da última quarta-feira (6), que dois membros de seu Conselho de Administração renunciaram a seus cargos. As saídas serão efetivadas a partir de 18 de maio.

Sergio Eraldo é coordenador do Comitê de Auditoria, Risco e Ética da Embraer desde 2012. Conselheiro desde 2009, se tornou vice-presidente do Conselho de Adminsitração da companhia.

Suno One: O primeiro passo para alcançar a sua independência financeira

Israel Vainboim, por sua vez, é membro do conselho desde 2009, e atua como coordenador do Comitê de Estratégia desde 2012. Ambos apresentaram seus pedidos de renuncia na última quarta-feira.

Por solicitação do conselho, Eraldo e Vainboim contribuiram com a fabricante de aviões durante as negociações da joint-venture junto à Boeing (NYSE: BA).

A negociação de US$ 4,2 bilhões (R$ 24,64 bilhões) com a companhia norte-americana consistia na fusão das duas empresas, com participação de 80% da Boeing.

A fabricante alegou impactos econômicos e financeiros causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e pressões políticas do presidente dos EUA, Donald Trump, com as medidas para manter a Boeing viva em meio as dificuldades. Dessa forma, ambos os conselheiros decidiram deixar os cargos que ocupam.

De acordo com a legislação vigente, o Conselho de Administração nomeará os substitutos dos conselheiros na data de efetividade de suas renúncias. Na data, inclusive, serão formalizadas as indicações de Raul Calfat, para o cargo de coordenador do Comitê de Estratégia; de João Cox Neto, para o cargo de coordenador do Comitê de Auditoria, Riscos e Ética; e de Maria Leticia de Freitas Costa, para o cargo de coordenadora do Comitê de Pessoas e Governança.

Saiba mais: Embraer: futuro depende dos acionistas, não do governo, diz Mansueto

Na nota, a Embraer também comunicou que o conselheiro José Magno Araújo, eleito pela União, no exercício de sua golden share, apresentou seu pedido de renúncia devido a sua aposentadoria. Ele será substituído por seu suplente Jeferson Domingues de Freitas.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião