Balanços da semana

Embraer (EMBR3): funcionários aprovam medida de redução salarial

A Embraer (EMBR3) anunciou nessa quinta-feira (16), que seus funcionários aprovaram o projeto de redução salarial, assim como a diminuição de carga horária, devido a crise causada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). A decisão estava em debate em uma assembleia on-line organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos desde terça-feira (14).

A proposta aprovada pelos metalúrgicos da Embraer também indica a suspensão dos contratos de trabalho por dois meses, já a redução salarial poderá ser entre 17,5% a 36,35%. Entretanto, para os colaboradores que estão trabalhando de maneira remota, a redução salarial deverá ser de 25%.

Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora.

A reunião contou com a participação de 5.955 funcionários da empresa e cerca de 92% dos trabalhadores votaram a favor da proposta de redução.

Entretanto, segundo o sindicato, a companhia tem influenciado em ações de demissão em massa, visto que cancelou pedidos de fornecimento de peças. O diretor do sindicato, Herbert Claros, demostrou usando o exemplo da Status Usinagem: “a Status Usinagem, que tem a Embraer como principal cliente, anunciou a demissão de 75 trabalhadores e o fechamento de sua fábrica, na segunda-feira”.

Claros ainda acrescentou “estamos passando por um grave momento que deveria ser respeitado por todos, e não é o que estamos vendo por parte da Embraer. Além disso, a empresa está colocando seus funcionários em uma situação financeira bastante crítica”.

Embraer propôs suspensão temporária em contratos de trabalho

No início de abril, a fabricante de aviões já havia proposto uma redução nos salários dos seus colaboradores em unidades locais, além de um lay off, medida que suspende temporariamente o contrato de trabalho.

Porém, apenas alguns funcionários receberam a proposta de lay off, para os colaboradores que atuam nas fábricas ou aqueles que têm a possibilidade de fazer home office, a Embraer sugeriu uma redução na carga horária, assim como nos salários. Entretanto, o Sindicato reivindicou o direito a licença remunerada assim como a conservação dos salários dos trabalhadores.

Saiba mais: Embraer (EMBR3) pode adiar entregas de aeronaves para 2021

No final de março, a companhia anunciou que retomaria as atividades em algumas áreas consideradas “críticas”, como a fabricação e manutenção de aeronaves além das e operação de clientes.

“Diante da função essencial que o setor de transporte vem exercendo no mundo para o combate à covid-19, a Embraer decidiu retomar operações críticas ao atendimento das necessidades dos clientes, dos serviços públicos e da população”, informou em nota.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião